“Cenas na Rua” abre Verão em Tavira

A oitava edição do Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira  “Cenas na Rua” começa no domingo, […]

A oitava edição do Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira  “Cenas na Rua” começa no domingo, dia 8, às 22h00, e prolonga-se até 16 de julho, abrindo assim a programação do “Verão em Tavira”.

A abrir o programa, no dia 8 de julho, o concerto da Banda Musical de Tavira, na Praça da República, seguindo-se uma calendarização que apresenta diversos espetáculos nas noites quentes do “Verão em Tavira”.

 

Tome nota do “Cenas na Rua” de 2012:

 

Dia 09 de julho

Performance poética “Tabacaria” pela Armação do Artista

Frente ao edifício da Câmara Municipal de Tavira

 

 

Datado de 1928, o poema “tabacaria” tem como tema a dimensão da solidão anterior face à vastidão do universo exterior. Podemos imaginar Pessoa no seu quarto da rua Coelho da Costa (…). Um texto de rara beleza emocional que Vitor Correia cria, envolvido por diferentes ambientes sonoros.

 

 

Dia 10 de julho

Novo circo “Cabaret Elegance” por Els Elegants

Praça da República

 

 

Uma cenografia original, uma direção de cena cuidada e uma sucessão de números de grande nível, combinando diferentes técnicas circenses como o trapézio, poste chinês, monociclo e disciplinas verticais, todas elas realizadas numa linguagem cómica.

 

Sedeada em Barcelona, esta companhia foi criada em 2010 por 4 artistas de circo, 2 catalães e 2 brasileiros, que se uniram para criar “Els Elegants”, a fim de realizar espetáculos circenses com qualidade e “elegância”.

 

Dia 11 de julho

“Por entre Valados” pelo Ao Luar Teatro

Largo em frente ao Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria

 

Por entre valados acontecem coisas comuns e peculiares. Um acontecimento marcará a vida dos habitantes desta aldeia, perante tal, um segredo guardado na sua história dará lugar a uma lenda que os arrasta numa viagem pelas suas emoções perante o mundo, pela própria existência, pelo desconhecido e pela revelação de um amor, de encontros e desencontros. Tendo a serra como pano de fundo, o uso de máscaras tradicionais portuguesas.

 

Projeto fundado a 3 de fevereiro de 2010 por um grupo de profissionais interessados em teatro comunitário, inspirado e vocacionado na serra do caldeirão, Ao Luar Teatro tem como princípios orientadores a recuperação, afirmação e valorização da tradição oral, dedicando especial atenção aos costumes e à identidade algarvia com forte incidência no meio rural.

 

 

Dia 12 de julho

Espetáculo pluridisciplinar “Coreto a dançar” pela Associação Rock da Baixamar

Jardim do Coreto

 

 

O coreto do jardim das palmeiras tem um historial na cidade de Tavira por ser um ponto de convívio, um espaço emblemático, palco para ranchos, bandas filarmónicas e outros. O Rock da Baixa-mar pretende perpetuar este espírito que o coreto carrega, mas trazendo-o à contemporaneidade. A recriação de um ambiente de discoteca com música de dança aproveitando o cenário que oferece o jardim e tendo como pano de fundo o coreto. Para além de DJ’s, serão convidados diversos músicos para fazerem “live acts” e projeção de vídeo.

 

O Rock da Baixa-Mar foi desde sempre uma união de facto de vários jovens músicos amadores do concelho de Tavira que realizam concertos desde 1993, em 2003 decidiram formalizar o grupo sob o nome de Associação Cultural Rock da Baixamar

 

 

Dia 13 de julho

“O Mentiroso” de Carlos Goldoni pelo Teatro ao Largo

Largo frente ao Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria

 

 

Escrita em 1750, “O Mentiroso” (“Il Bugiardo”) é uma das peças de Goldoni mais bem-sucedidas. Com ação em Veneza, esta comédia elegante e enérgica conta a história de um mentiroso nato, Lélio, cujas aventuras românticas se tornam cada vez mais complicadas e absurdas, enquanto ele tenta tirar proveito das suas mentiras a três mulheres diferentes. Quando a sua teia de mentiras se desmancha Lélio cai em desgraça e abandono.

 

O Teatro ao Largo foi criado em 1994, com o objetivo de providenciar um serviço de teatro profissional nas vilas e aldeias do Baixo Alentejo.

 

 

Dia 14 de julho

“Mê menine… e o tê pai? E ôtras estórias” pelo Grupo de Teatro A Gorda

Jardim do Coreto

 

Em palco, dois pescadores remendam as redes e recordam várias histórias humorísticas do imaginário olhanense.

 

O grupo de teatro A Gorda é oriundo de Olhão e tem realizado várias encenações, numa vertente satírico-cómica, do quotidiano dos algarvios.

 

 

Dias 15 e 16 de julho

“Conta-me outros fados” pela Al-MaSRAH Teatro

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

 

Conta-me outros Fados conta e canta o fado.

Não apenas a canção que todos conhecem como fado português, mas alguma da música que tem influências árabes, africanas ou do mundo de expressão ibérica como o Flamenco, o Samba, a Morna ou o Tango, e que cantam o fado como sinónimo de destino ou como uma história de vida.

Pusemos na mala o canto, a música, a dança e o teatro, para partirmos numa viagem pelas músicas do mundo e de todos nós.

Por isso, silêncio, que se vai cantar os fados!

 

Provenientes de Tavira, O Al-MaSRAH TEATRO, gerido pela SONAR – Associação Cultural, tem como objetivos criar e produzir espetáculos de teatro, nos quais se promovem, analisam e trabalham diversos métodos, formas, filosofias e estéticas teatrais e das artes do espetáculo.

Comentários

pub