“Beta Talks” vão estimular mensalmente o espírito empreendedor em Portimão

A partir deste mês, e sempre a 16 de cada mês, Portimão será anfitriã e dinamizadora de uma “Beta Talk”, […]

A partir deste mês, e sempre a 16 de cada mês, Portimão será anfitriã e dinamizadora de uma “Beta Talk”, iniciativa que visa fomentar o espírito empreendedor e estimular na comunidade local a troca de ideias. A primeira ação está agendada para o dia 16 de julho, às 19h30, no Café Concerto do Tempo – Teatro Municipal de Portimão.

Sessões informais de “networking”, as “Beta Talk” pretendem ser um momento privilegiado de inspiração, partilha de ideias e experiências, e contam sempre com dois empreendedores convidados, à conversa com todos os presentes, acerca dos desafios que superaram, as oportunidades que detetaram, o que aprenderam e que conselhos têm a dar a futuros empreendedores.

Nesta primeira “Beta Talk” são convidados Luis Sá Couto, proprietário do centro de mergulho Subnauta e mentor da Ocean Revival, projeto de criação de um parque subaquático ao largo de Portimão, com recurso ao afundamento de navios da Marinha, e Pedro Soares, fundador e proprietário da empresa Solar One, que escolheu o Algarve para empreender na área da energia solar.

A participação nas sessões é totalmente grátis, mas o wine-break é por conta de quem vem, por isso os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar, uma vez que as boas ideias merecem um brinde.

Os vitivinicultores locais associaram-se desde já à iniciativa, assegurando a presença dos vinhos da Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina neste brinde, cujos produtores são exemplos de empreendedorismo local.

Esta iniciativa conta também com os apoios da ETIC- Algarve e da Inesting e a parceria de media do “Sul Informação”, bem como a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/ Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação, existindo a recetividade para parcerias com outros exemplos e agentes de empreendedorismo regional.

Portimão junta-se assim à rede de cidades que têm desde já este ritual empreendedor, como são os casos de Lisboa, Porto, Braga e Ponta Delgada, onde vários grupos se reúnem à conversa e à partilha de ideias e experiências.

As “Beta Taltk” surgem na sequência de um protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Portimão e a Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação, que tem desenvolvido um importante trabalho em termos da criação e dinamização de uma cultura e rede de empreendedorismo e inovação, nomeadamente através da promoção de eventos como o “TEDxEdges”, que já teve lugar em Portimão, ou o “Silicon Valley comes to Lisbon”, bem como na aceleração de “start-ups” e facilidades de acesso a investimento, na forma de programas como o “Startup Weekend”, além da criação de espaços, serviços e produtos focados no empreendedor, estando a própria associação sedeada no espaço Startup Lisboa.

Comentários

pub