Via Algarviana terá percursos audioguiados até final de 2012

A Via Algarviana vai ter percursos audioguiados até final deste ano, uma novidade na região que pretende tornar este território […]

A Via Algarviana vai ter percursos audioguiados até final deste ano, uma novidade na região que pretende tornar este território do interior da região ainda mais atrativo para residentes e visitantes. Ao todo, serão dez as alternativas, todas elas para caminhadas de menos de seis quilómetros.

Esta é apenas uma das muitas novidades que os responsáveis pela Via Algarviana têm para lançar até final deste ano. A associação ambientalista algarvia Almargem e os seus muitos parceiros institucionais estão a fazer um esforço para ter tudo o que consta da candidatura apresentada ao Programa Operacional Algarve 21 concluído até final de 2012.

É sobre estas novas medidas e projetos complementares à via pedonal e ciclável que atravessa o interior do Algarve que a coordenadora do projeto Via Algarviana II Anabela Santos vai falar no programa radiofónico Impressões, que irá para o ar hoje, quarta-feira, às 19 horas. O programa resulta de uma parceria entre o Sul Informação e a Rádio Universitária do Algarve RUA FM e pode ser ouvido em 102.7 FM ou no site da rádio universitária.

Anabela Santos falará sobre esta segunda fase da Via Algarviana, que, por ela, já não pode ser vista como um projeto «mas como um território», uma vez que já está totalmente implantada no terreno. Nesta segunda fase, está em cima da mesa a criação de percursos complementares e de produtos associados e, acima de tudo, a criação de um modelo de gestão que permita a este território ser auto sustentável, já a partir de 2013.

Entre as medidas complementares estão dezenas de novos trajetos, entre percursos audioguiados, rotas temáticas, percursos circulares complementares à Via Algarviana e ligações ao litoral.

A maior novidade são mesmo os dez percursos audioguiados, uma oferta «que não existe na região, pelo menos na área ambiental», embora já exista oferta desta natureza «no Norte do País».

«Serão percursos pequenos, pois a extensão não pode ser muito longa. Aquilo que prevemos é que não ultrapassem os cinco ou seis quilómetros», revela Anabela Santos.

«Qualquer pessoa pode descarregar os ficheiros em formato mp4 do nosso site e dos das Câmaras. A nossa ideia é que o Turismo do Algarve também os tenha disponíveis nos seus postos de turismo», acrescenta.

O objetivo é que os visitantes possam fazer o percurso «autonomamente», sem necessidade de guias ou sequer de marcações. O facto de ser um ficheiro em MP4 permite ter não só um registo áudio «mas também imagens dos locais mais emblemáticos». Ou seja, será adaptado para dispositivos como smarthphones, tablets e leitores de música portáteis que suportem vídeo.

 

Não perca a transmissão da entrevista a Anabela Santos, na íntegra, hoje ao final da tarde ou no sábado, às 12 horas, na RUA, em 102.7 FM.

 

 

Comentários

pub