Turma do 1º ano da EB1+JI da Pedra Mourinha leu 650 livros ao longo do ano

Os 26 alunos da turma do 1º A da EB1 com JI Pedra Mourinha, de Portimão, leram um total de […]

Os 26 alunos da turma do 1º A da EB1 com JI Pedra Mourinha, de Portimão, leram um total de 650 livros ao longo do ano letivo, desde Setembro.

Um recorde que valeu aos jovens estudantes sete diplomas, por terem sido a turma campeã de leitura desta escola, no âmbito do projeto «Ler faz crescer e ser feliz», promovido pela Biblioteca Escolar.

Segundo Carla Almeida, professora da turma, «os alunos todas as semanas requisitavam livros da biblioteca escolar, liam com os pais, irmãos, avós e, por fim, já sozinhos. Faziam também o registo do que tinham aprendido e gostado mais».

«No fim foi só contabilizar e dar a conhecer o que é evidente: quem lê ou ouve ler, tem mais sucesso na leitura e na escrita».

O projeto «Ler faz crescer e ser feliz» nasceu da importância que cada vez mais se deve dar à leitura desde a mais tenra idade. «Como costumo dizer, a matemática não vive sem a língua portuguesa e nenhuma área da nossa vida… até os sonhos!», disse a professora Carla Almeida.

Cada aluno foi presenteado pela Direção Regional de Cultura do Algarve com o livro «Era uma vez…na Pré-História». A diretora regional de Cultura Dália Paulo fez mesmo questão de enviar umas palavras aos miúdos, que lhes foram lidas.

«Estou muito contente de participar convosco neste fim de ano e queria dar-vos os parabéns pelas leituras que fizeram durante o ano. E contar-vos uma pequena história minha! Eu, desde pequenina, sempre adorei livros e por isso conheci muitos mundos e muitos meninos diferentes de mim. Assim “corri mundo” sem sair de casa e quando cheguei à escola ajudei os meus amigos a olhar a diferença com “olhos amigos” e a perceber que todos somos diferentes e isso é a nossa força», escreveu Dália Paulo na mensagem que enviou aos alunos desta turma de Portimão.

«A minha alegria de falar hoje convosco é porque, na minha altura, a minha escola não tinha biblioteca e hoje a vossa escola tem, e vocês todos têm a possibilidade de sonhar muito com as vossas leituras», acrescentou a diretora regional de Cultura.

Leia aqui, na íntegra, a mensagem da diretora regional de Cultura aos jovens alunos da escola da Pedra Mourinha

Comentários

pub