Todas as praias de Vila Real de Santo António têm «Qualidade de Ouro»

Todas as zonas balneares do município de Vila Real de Santo António foram, em 2012, classificadas com «Qualidade de Ouro», […]

Todas as zonas balneares do município de Vila Real de Santo António foram, em 2012, classificadas com «Qualidade de Ouro», de acordo com o balanço efetuado pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).

Fábrica-Mar, Lota, Manta Rota, Monte Gordo e Santo António são as cinco praias vila-realenses distinguidas com o galardão da Quercus que premeia as zonas balneares do país cuja água apresenta os melhores resultados em termos de qualidade.

Para receber a classificação de praia com «Qualidade de Ouro», uma zona balnear tem de respeitar um conjunto de critérios predefinidos tais como apresentar qualidade da água «boa» nas três épocas balneares entre 2007 e 2009, ter registado qualidade da água «excelente» nas duas últimas épocas balneares e possuir resultados «excelentes» em todas as análises realizadas durante a época balnear de 2011.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que, ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentem sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor (boa era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia).

As análises da associação são baseadas na informação pública oficial disponibilizada pelo Instituto da Água, através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Comentários

pub