Temperaturas podem ultrapassar os 40ºC no Sul nos próximos dias

A temperatura vai sofrer uma subida gradual e acentuada até à próxima quarta-feira, dia 27, informa o Centro de Previsão […]

A temperatura vai sofrer uma subida gradual e acentuada até à próxima quarta-feira, dia 27, informa o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia.

Deste modo, nos dias 26 e 27 (terça-feira e quarta-feira), a temperatura máxima do ar atingirá valores entre 30 e 35ºC nas regiões Norte e Centro e valores superiores a 35ºC na região Sul, podendo em alguns locais do interior Sul a temperatura ultrapassar 40ºC.

Durante a noite de 26 para 27, a temperatura do ar deverá ser superior a 20ºC em praticamente todo o território do continente.

A partir do dia 28, devido a uma mudança de massa de ar com trajeto marítimo prevê-se uma descida significativa da temperatura do ar, que poderá ser da ordem dos 12 graus em alguns locais.

Esta subida acentuada das temperaturas deve-se à influência de um anticiclone localizado no Atlântico, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e por uma depressão de origem térmica centrada na Península Ibérica.

A ação conjunta destes dois centros de ação transportará uma massa de ar quente para o território continental, acrescenta o Instituto de Meteorologia.

Comentários

pub