Tavira cria Banco de Empréstimo de Manuais Escolares

A Câmara Municipal de Tavira criou o banco de empréstimo de longa duração de manuais escolares do 1º, 2º e […]

A Câmara Municipal de Tavira criou o banco de empréstimo de longa duração de manuais escolares do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, que irá funcionar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Os alunos e encarregados de educação interessados devem ceder, a título gratuito, os manuais escolares ao banco de empréstimo, entre 15 de junho e 30 de julho.

Depois, de 10 de agosto a 21 de setembro, os utentes deste serviço devem solicitar o empréstimo dos livros em igual proporção, garantindo a sua devolução, no final do ano letivo, em bom estado de conservação a fim de poderem ser reutilizados por outros alunos.

Têm prioridade os alunos e encarregados de educação que cedam ao Banco conjuntos completos ou o maior número de manuais, seguindo-se como segundo critério a ordem de entrega.

Para os alunos matriculados no 1.º ano do primeiro ciclo de ensino básico e no 5.º ano do segundo ciclo, o critério de seriação é a ordem de entrada dos pedidos.

Segundo a autarquia, o Banco de Empréstimo de Manuais Escolares «tem como princípio orientador a promoção da igualdade de oportunidades e equidade no acesso aos manuais escolares, proporcionando, gratuitamente, aos alunos os livros escolares passíveis de reutilização».

Pretende-se, deste modo, «diminuir os gastos despendidos pelas famílias na aquisição dos manuais e promover o espírito de solidariedade na comunidade, bem como valorizar a consciência do valor do livro e a necessidade do seu reaproveitamento».

Este projeto insere-se nas medidas sociais anticrise do Município de Tavira para minimizar os constrangimentos e os efeitos da crise económica atual que afeta, diretamente, as famílias.

A gestão e análise do Banco são da responsabilidade da Divisão de Educação e Juventude (DEJ) e da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, pelo que para esclarecimento de dúvidas devem ser contactadas:

 

Divisão de Educação e Juventude

Tel.: 281 320 536

E-mail: [email protected]

ou

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

Tel.: 281 320 585

E-mail: [email protected]

Comentários

pub