Secretário de Estado do Mar celebrou Dia do Pescador em Olhão

O Dia do Pescador que ontem, 31 de maio, se assinalou em Olhão com a presença do secretário de Estado […]

O Dia do Pescador que ontem, 31 de maio, se assinalou em Olhão com a presença do secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, serviu para o presidente da Câmara Francisco Leal deixar as suas preocupações sobre os problemas que afetam o setor no seu concelho. O Município também distinguiu pescadores e inaugurou uma exposição sobre a Orla Marítima em Olhão.

Entre as cerimónias evocativas do Dia do Mar que ontem se realizaram por todo o País, o secretário de Estado Mar escolheu Olhão como um dos locais a visitar.

Manuel Pinto de Abreu anotou e disse compreender as preocupações do presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal.

O edil olhanense recordou que o Município de Olhão tem, “desde longa data, prestado um apoio inequívoco aos pescadores e ao setor das pescas, evidenciando uma vocação para potenciar o desenvolvimento económico e social destes profissionais”.

O autarca referiu o importante trabalho que tem sido desenvolvido pelo Grupo de Ação Costeira (GAC) do Sotavento, sedeado em Olhão, que é, dos sete a nível nacional, aquele que tem mais projetos em execução e o que, em termos de criação de emprego, ajudou, até agora, à criação de 24 novos postos de trabalho e a manutenção de oito, o que representa 50% do compromisso assumido no Programa Operacional Pesca 2007-2013, inicialmente aprovado.

Francisco Leal aproveitou a presença do secretário de Estado do Mar para apelar ao Governo ajuda para ultrapassar as dificuldades, referindo-se aos “indispensáveis melhoramentos no porto de pesca de Olhão, quer em terra, quer no plano de água, que sejam executados com urgência”.

Solicitou ainda a intervenção do governante junto do IPTM “para a urgente cedência de mais espaço para que a Companhia de Pescarias do Algarve possa construir novas unidades, nomeadamente um centro de expedição e uma maternidade de bivalves, em espaço existente no Porto de Pesca de Olhão”, apelou a uma “melhor atenção para as indispensáveis dragagens quer da barra da Armona quer dos canais interiores, indispensáveis para que possamos melhorar e aumentar a nossa atividade na pesca e na aquacultura”.

Francisco Leal lembrou ainda “a necessidade urgente de decidir quanto à concessão da exploração do porto de recreio que está parado há mais de um ano.

Lembrou ainda a necessidade da construção do porto de abrigo da Fuseta, “há várias anos entravado por questões ambientais e que agora já é possível de ser construído. Também é urgente a concessão da exploração dos estaleiros navais, para a qual existem interessados”.

“Sei bem das dificuldades do setor das Pescas”, disse em resposta o secretário de Estado do Mar. “Sei o que temos de fazer a nível nacional e também no quadro da UE. Já não estamos sozinhos no mar e temos de saber aceitar e sermos pares das normas internacionais, liderando naquilo que for possível”, disse o governante, garantindo conhecer “bem as dificuldades do porto de Olhão; nalgumas já começámos a pegar, outras estão a ser consideradas”.

Referiu ainda que o governo português tem conseguido vitórias em Bruxelas, nomeadamente em relação às quotas de pesca, e que as propostas apresentadas foram praticamente todas aceites.

Os distinguidos pelo Município de Olhão, que receberam uma obra de arte com símbolos marítimos, foram, na categoria de Embarcações com Maior Valor de Descarga na Lota de Olhão em 2011, António Sebastião Madeira – Herdeiros, Lda. e Silvério dos Santos Pinguinha (arrasto), Francisco Afonso Graça e António Viegas Guerreiro, Lda. (cerco), Alexandre José Canas Inácio e Domingos Manuel Silva Henrique (poliv. local), Jorge Leal Monteiro e José Manuel Encarnação Filipe (poliv. costeira) e Tunipex – Empresa de Pesca e Tunídeos, SA (armação).

Na área de Aquacultura/Moluscicultura, Ricardo de Jesus Raimundo foi distinguido como o produtor aquícola de 2011 e na de categoria de ganchorra de mão, Paulo do Carmo Parra foi o pescador com maior volume de vendas. Este ano, a Mulher na Pesca e na Aquacultura é Iza da Graça Magno, o Pescador Mais Novo Tiago Filipe Neves, o maquinista marítimo distinguido foi Luciano Portugal Taparula e o Pescador em Progressão Sérgio Jesus Patrão Soares.O Prémio Indústria Conserveira foi recebido por Maria Elisabete Martins, da Conserveira do Sul, e o Prémio Mérito e Excelência foi para Josué Tavares Marques.

A inauguração da exposição “Orla Marítima de Olhão – Entre o Passado e o Presente”, inaugurada ao final da tarde no largo exterior do Edifício do Compromisso Marítimo/ Museu da Cidade, foi outro dos pontos altos das celebrações do Dia do Mar. A mesma pode ser apreciada até final de Setembro.

Fotos de: Alexandre Pereira

Comentários

pub