Se gosta do Algarve, porque não fazer dele a sua casa?

«Em lugar de chorar, porque o mercado imobiliário, e não só, no Algarve está mau, qual é a procura que […]

«Em lugar de chorar, porque o mercado imobiliário, e não só, no Algarve está mau, qual é a procura que podemos servir?» Foi a partir desta ideia que um grupo de empresários algarvios, liderados por Constantino Jordan, resolveu lançar a campanha «Algarve: Come and Live Here/Algarve: Venha e viva aqui», destinada a atrair para a região residentes dos países do centro e norte da Europa.

«Esta campanha foi motivada pela situação que Portugal e o Algarve vivem desde há um ano, e que provocou uma grave recessão. Eu, que vivo e trabalho no Algarve, pensei: o que vou fazer agora? O que pode motivar as pessoas a viver no Algarve?», explicou o promotor imobiliário Constantino Jordan, em entrevista ao Sul Informação.

A partir destas ideias base e também do pressuposto de que, «se o Algarve já não é o mesmo que era antigamente, o mundo também não é», um grupo de empresários portugueses e estrangeiros começou por lançar o blogue «Algarve come and Live here». O que começou por ser uma (boa) ideia desse grupo de empresários, sediados sobretudo em Almancil, está agora a contaminar a região.

Cláudia Fonseca, da empresa Nata Design, que quase desde o início se associou à campanha, explicou que o objetivo é «valorizar o Algarve e tudo o que temos cá, arranjar forma de comunicar isso e atrair os novos residentes».

Porque os empresários que se têm envolvido na campanha não têm muito dinheiro para gastar, a ideia é, segundo Cláudia Fonseca, apostar «no marketing viral, no passa-palavra», com todos a contribuírem para a «distribuição dos materiais e da mensagem da campanha».

«Para já, tudo está a ser feito em suporte digital», acrescenta a especialista em comunicação. No blogue, os apoiantes da campanha podem descarregar os cartazes e imprimi-los. Com a participação das empresas de rent-a-car, serão ainda distribuídos autocolantes com o slogan da campanha, que serão colocados nos carros. Está também a ser negociada com as Câmaras Municipais a cedência de espaço nos outdoors de que as autarquias dispõem pelo Algarve fora. A campanha pretende ainda chegar aos media e ao público fazendo uso de pessoas de referência que sejam originárias desses países alvo – os do Centro e Norte da Europa – mas que vivam no Algarve e conheçam bem a região.

Mas o que pretende a campanha, afinal?

Segundo Constantino Jordan, pretende atrair novos residentes ao Algarve, pessoas dos países do Centro e Norte da Europa que aqui comprem ou aluguem casa, para viver. E que tipo de pessoas?

«Profissionais das mais diversas áreas que não precisam de trabalhar num lugar fixo, porque estão sempre ligados a tudo pela internet», mas também «seniores e reformados», «atletas», «artistas», gente interessada no «zen e bem estar».

«Há, de certeza, muita gente no Norte da Europa que quer vir para o sul. O Algarve é ainda pouco conhecido, mas, quando as pessoas cá vêm, ficam encantadas. Por isso, é preciso dar a conhecer o Algarve e atrair essas pessoas», garante o empresário.

Quanto aos potenciais novos residentes, Constantino Jordan recorda que «a internet permite trabalhar em qualquer parte do mundo. Hoje em dia há cada vez mais pessoas que não precisam de trabalhar num lugar fixo, dentro das instalações de uma empresa. Alguém que é project manager alemão, ou holandês, ou inglês, já não vai às instalações, mas trabalha via internet».

E pode fazê-lo perfeitamente no Algarve, cujo aeroporto internacional «está ligado a mais de 60 destinos em toda a Europa, a baixo custo, onde o clima é maravilhoso, a qualidade de vida é elevada, as casas e o custo de vida é mais barato».

«Conheço pessoalmente vários casos destes, de pessoas que trabalham para grandes empresas sediadas em Londres, por exemplo, mas que quase nunca se têm de deslocar para lá, porque trabalham em casa, via internet. E é mais barato viajar de Faro para Londres, que a partir de Manchester».

Essas pessoas, garante Constantino Jordan, estão prontas, «só precisam de um empurrão, de uma ajuda em termos de informação, para trocarem os seus países frios do Norte da Europa pelo Algarve».

Outro grande segmento a atrair é o dos seniores. «Muitos vêm aqui de férias, mas nunca lhes foi feita a proposta para cá ficar, porque hoje o Algarve tem praticamente tudo o que um sénior precisa.  Há aqui estruturas modernas de saúde, nos hospitais públicos e nos privados, com a última tecnologia. Antes, quando os residentes estrangeiros precisavam de mais cuidados médicos, regressavam ao seu país, mas hoje isso já não é necessário. O Algarve ainda não trabalhou muito este mercado, embora os grupos privados já estejam a apostar no turismo de saúde. Mas há que mostrar que os seniores podem vir viver para o Algarve, onde o clima é soberbo, há muitas opções de lazer, a vida é barata, as pessoas são simpáticas, e, ainda por cima, há médicos qualificados e hospitais modernos e com toda a tecnologia».

Na área do Desporto, Constantino Jordan pensa que o Algarve tem ainda muito por onde crescer. E, além dos estágios de grandes equipas de futebol europeu, que durante o Inverno estão paradas, fala na necessidade de organizar mais torneios entre essas equipas. Mas refere-se sobretudo aos «80 milhões de norte-europeus que levam o seu desporto muito a sério e que treinam todos os dias. Há seniores em quase todos os desportos e eles precisam de saber que no Algarve, na época baixa, quando não podem treinar nos seus países, aqui há boas condições para o fazerem».

O empresário garante que o Algarve tem muitas áreas potenciais que pode desenvolver e, sobretudo, dar a conhecer para atrair os novos residentes do Norte da Europa. A campanha «Algarve: Come and Live here» começou a ganhar mais força nas últimas semanas, e já conta com o envolvimento de outras empresas como a Nata Design (marketing e comunicação), a Algardata (programação do blogue), a Garvetur, entre outras. Em breve, quem quiser ser apoiante só precisará de ir ao blogue e registar-se.

«Algarve: Come and Live here» apresenta-se como um «movimento cívico para trazer crescimento económico» à região. O slogan geral é: «Se gosta do Algarve, porque não fazer dele a sua casa?»

«O Algarve recebe todos os anos cinco milhões de visitantes. Se alcançarmos 1% teremos 50 mil pessoas, que correspondem a 15 mil famílias, a comprar casa cá ou a alugar, a ir aos restaurantes, a fazer compras, a frequentar os centros comerciais e os golfes, a movimentar. Seria ouro sobre azul!», garante Constantino Jordan.

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