São Brás debate «Economia Regional: Que fazer com o investimento a naufragar e o desemprego a disparar»

«Economia Regional: Que fazer com o investimento a naufragar e o desemprego a disparar» é o tema da próxima sessão […]

«Economia Regional: Que fazer com o investimento a naufragar e o desemprego a disparar» é o tema da próxima sessão de debate do ciclo «Crise Adentro» no Zem Arte, em São Brás de Alportel, no dia 8 de junho, às 21h30.

A tertúlia terá como principais intervenientes António Goulart, da União dos Sindicatos do Algarve, Cláudia Fonseca, jovem empreendedora da área do design, David Santos, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve, e Manuel Caetano, empresário da indústria transformadora da alfarroba. O debate será moderado pela jornalista Elisabete Rodrigues.

Numa região que nos últimos anos viu desaparecerem indústrias e sofreu um forte desinvestimento nas atividades produtivas primárias, como a pesca e a agricultura, ficando praticamente dependente do turismo e da especulação imobiliária a ele infelizmente associada, o panorama revela-se muito sombrio.

Quando a crise afasta turistas e leva a uma forte diminuição do poder de compra da generalidade da população, quando o urbanismo canibal que engoliu fatias imensas de beleza natural já não é solução de alojamento e férias, quando até alguns dos pequenos paraísos dos ricos, os chamados resorts, ficam às moscas e os seus empregados à porta a reivindicarem salários em atraso, algo vai mal no Algarve.

A região, segundo dados recentes, regista a maior taxa de desemprego a nível nacional, o pequeno comércio vê muitas lojas e restaurantes fecharem, pequenas e médias empresas lutam pela sobrevivência económica e mesmo indústrias outrora florescentes como a da cortiça e da alfarroba registam uma acentuada quebra produtiva.

Assim, muito haverá para discutir neste debate aberto à participação de todos, em ambiente informal, em busca do entendimento dos problemas e das possíveis soluções para o desenvolvimento e modernização da região que habitamos.

 

Comentários

pub