Rui Costa faz história ao vencer a Volta à Suíça

Rui Costa fez este domingo história ao vencer a Volta à Suíça, sucesso que faz do poveiro o primeiro ciclista […]

Rui Costa fez este domingo história ao vencer a Volta à Suíça, sucesso que faz do poveiro o primeiro ciclista português a ganhar uma corrida por etapas da categoria WorldTour, a Liga dos Campeões do ciclismo internacional.

O corredor luso vestiu de amarelo na segunda etapa da competição helvética, depois de ganhar essa tirada, tendo resistido na liderança durante uma semana, ao longo da qual teve de enfrentar a forte concorrência dos adversários e três etapas muito duras, um longo contra-relógio e duas chegadas em altitude.

Rui Costa confirmou na Volta à Suíça as boas indicações que já dera nas últimas épocas, numa evolução que começou a dar os primeiros passos ao serviço das selecções nacionais de ciclismo.

“Foi um corredor que, desde as camadas jovens, deu indicações de que poderia ser um dos melhores do mundo. Em sub-23 fez uma época de grande nível com vitórias e segundos lugares, sendo determinante para que Portugal ganhasse a Taça das Nações de Sub-23 em 2008”, recorda o selecionador nacional José Poeira.

“De então para cá, assumiu-se como corredor capaz de liderar uma equipa de topo em provas de uma semana. Penso que tem condições para evoluir mais, de modo a, no futuro, ter o mesmo nível em competições de três semanas”, avança José Poeira.

O técnico nacional manifesta-se “extremamente feliz” com o feito alcançado por Rui Costa, lembrando que o resultado mostra o acerto da política federativa de “investir nas seleções mais jovens, proporcionando condições aos corredores de evoluírem junto dos melhores para depois serem recrutados por equipas de primeira linha”.

Comentários

pub