Reguengos de Monsaraz recebe Congresso Ibérico sobre Desenvolvimento Rural

A Universidade Aberta, com a colaboração do Município de Reguengos de Monsaraz, vai organizar no dia 10 de junho, a […]

A Universidade Aberta, com a colaboração do Município de Reguengos de Monsaraz, vai organizar no dia 10 de junho, a partir das 9h30, um Congresso Ibérico sobre Desenvolvimento Rural.

Este debate de ideias e troca de experiências sobre o desenvolvimento rural vai decorrer no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz e está integrado no programa das Festas de Santo António.

O congresso destina-se especialmente a estudantes, professores, investigadores, empresários, agentes e profissionais das áreas de caça e do desenvolvimento rural e tem como objetivo promover a gestão sustentável dos espaços rurais como um elemento de conservação ambiental e de valor económico agregado.

Pretende-se igualmente fomentar a cooperação entre os caçadores, agricultores, empresários agrícolas e as instituições públicas, bem como mostrar o papel que têm na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável das zonas rurais desfavorecidas.

Na inauguração do congresso vão estar José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e Domingos Caeiro, vice-reitor da Universidade Aberta. A primeira área temática será sobre “Gestão da Caça e do Espaço Rural” e integra a apresentação de um vídeo sobre “Gestão Sustentável do Espaço Rural”, produzido por Mário do Carmo (Universidade Aberta) e uma comunicação de Paula Sarmento (presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) denominada “Gestão Cinegética e Espaços Naturais Protegidos”.

A segunda área temática vai abordar o “Desenvolvimento Rural” e terá uma comunicação de Francisco Cordovil (Instituto Nacional de Recursos Biológicos) que vai falar sobre “A PAC Pós-2013: Desafios e Opções para a Agricultura Portuguesa”.

Segue-se uma mesa redonda sobre desenvolvimento rural, moderada por Mário do Carmo, que terá como intervenientes Vítor Barros (investigador do Instituto Nacional de Recursos Biológicos e ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural), Francisco Lopes (ex-Chefe da Circunscrição Florestal do Sul) e Eugénio Sequeira (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e da Liga para a Proteção da Natureza).

A segunda mesa redonda desta área temática será sobre “Dinâmicas e Projetos de Desenvolvimento – Situação Atual e Perspetivas” e terá como moderador Vítor Barros. Os intervenientes neste tema serão José Calixto (Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz), Dionísio Mendes (Presidente da Câmara Municipal de Coruche), Rio de Carvalho (Cinegética e Ambiente) e António Ceia da Silva (Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo).

Da parte da tarde, a partir das 14h30, decorre a terceira área temática do congresso, intitulada “Caça e Educação: os Desafios do Futuro”, que terá como oradores Alberto Covari Guijarro (Presidente da Associação JUVENEX – Juventude Venatória Estremeña), que vai abordar “A Importância do Setor Educativo na Pedagogia da Atividade Cinegética” e Nelson Neves (Alvorada) que falará sobre “O Papel da Juventude no Futuro da Caça”.

 

Comentários

pub