Quem quer visitar a maior «fábrica de água» do Algarve?

A empresa Águas do Algarve convida a visitar, no dia 6 de junho, aquela que é uma das maiores “Fábricas […]

A empresa Águas do Algarve convida a visitar, no dia 6 de junho, aquela que é uma das maiores “Fábricas de Água” na região algarvia, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha, que habitualmente não está aberta ao público.  

Esta ETA situa-se a cerca de dez quilómetros de Silves e a doze quilómetros da barragem do Funcho, junto à localidade de Alcantarilha Gare. A sua construção iniciou-se em Outubro de 1998 e foi concluída no final de 1999.

A Estação de Tratamento de Água de Alcantarilha trata água superficial proveniente da albufeira do Funcho, de Odelouca e água subterrânea das captações de Vale da Vila e Benaciate.

Esta grande fábrica tem uma capacidade máxima de tratamento de água 259.000 metros cúbicos por dia, repartida por três linhas, que lhe permite servir 620 mil habitantes.

A água tratada nesta estação destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste), Silves e Vila do Bispo, todos pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Em caso de necessidade, por meio da estação elevatória reversível, existe a possibilidade de abastecer também o Sotavento algarvio.

O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve é constituído por quatro Estações de Tratamento de Água, 27 Estações Elevatórios, cerca de 455 quilómetros de condutas adutoras, abrange cerca de 5000 quilómetros quadrados, e abastece uma população de cerca de 400.000 habitantes, na época baixa do turismo, e 1200.000 habitantes, na época alta.

Para participar nesta visita, os interessados apenas tem de enviar a sua inscrição gratuita, para Teresa Fernandes [email protected], telefone 289 89 90 70 ou fax 289 80 79 19, indicando qual o horário que pretende (manhã ou de tarde):

– Visita Manhã: 10h30

– Visita Tarde : 15h30

– Nome do(s) participante(s)

– Idade(s)

Comentários

pub