QREN e empresas do Algarve financiam projeto tecnológico inovador desenvolvido pela universidade

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e algumas empresas regionais atribuíram um financiamento à Faculdade de Ciências e Tecnologia […]

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e algumas empresas regionais atribuíram um financiamento à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve para o desenvolvimento de um sistema de tratamento de efluentes gasosos, baseado num princípio de lavagem, seguido de secagem do mesmo efluente, através de um processo tecnológico inovador.

Nesta investigação, tem sido realizado um estudo de escoamentos dinâmicos no sistema de tratamento de efluentes gasosos, tendo por base a US Patent Design nº 373,625. Trata–se de uma tecnologia patenteada nos Estados Unidos da América e que, atualmente, está a ser preparada para ser exportada para todo o mundo.

O projeto, financiado pelo QREN e pelas empresas regionais Electrolagos e Clearwinds, pretende analisar e otimizar o desempenho desta nova tecnologia inovadora de tratamento de efluentes gasosos, provenientes da combustão, quer de fábricas, quer de outras fontes. Entre outras atividades, têm sido analisados o campo de velocidades do ar, o campo de pressões do ar e a desumidificação do ar no interior do sistema de canais de tratamento dos efluentes, quer experimentalmente, quer numericamente.

Esta atividade científica, coordenada por Eusébio Conceição, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia, tem originado a publicação de um número significativo de artigos em revistas e intervenções em conferências nacionais e internacionais, estando a ser orientada para o desenvolvimento de novos equipamentos científicos, como sistemas de anemometria de fio quente, de velocimetria por deslocamento com apoio de laser, entre outras técnicas numéricas.

Este financiamento permite, simultaneamente, a melhoria da investigação em aerodinâmica industrial e das condições de ensino para os alunos do Mestrado Integrado de Engenharia do Ambiente, do Mestrado em Energias Renováveis e Gestão de Energia e do Doutoramento na área da Energia.

 

Comentários

pub