Portugal e Espanha juntos em exercício de busca e salvamento marítimo a sul da foz do Guadiana

Um exercício combinado de busca e salvamento marítimo numa área a sul da foz do rio Guadiana, que envolve as […]

Um exercício combinado de busca e salvamento marítimo numa área a sul da foz do rio Guadiana, que envolve as autoridades marítimas de Portugal e Espanha, vai decorrer na segunda-feira, dia 3 de julho.

O exercício será coordenado pelo centro de busca e salvamento marítimo de Lisboa (MRCC LISBOA) e apoiado pelo centro de busca e salvamento de Madrid (MRCC Madrid).

Segundo a Marinha, o exercício consistirá «na simulação da colisão entre uma embarcação Marítimo-turística portuguesa e uma embarcação de pesca espanhola, resultando do acidente um ferido politraumatizado,  dois náufragos e um desaparecido».

O exercício tem como propósito «desenvolver a articulação entre os dois centros de busca e salvamento marítimo, bem como a cooperação entre entidades e meios envolvidos na área do exercício, e a interação com os agentes de proteção civil dos dois países no apoio e evacuação de sinistrados».

O exercício conta com a participação de diversas entidades, designadamente o MRCC LISBOA, Comando da Zona Marítima do Sul, Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, Força Aérea Portuguesa, INEM e homólogo espanhol, Bombeiros de Vila Real de Santo António, Comando Distrital de Operações de Socorro, MRCC MADRID, MRSC Huelva, Capitania Marítima de Huelva, com utilização de diversos meios de busca de superfície e aéreos portugueses e espanhóis.

Comentários

pub