Pontapé de saída da Copa Foot 21 reúne cinco mil pessoas em VRSA

Está dado o pontapé de saída para a quinta edição da Copa Foot21, o maior torneio nacional de futebol infantil, […]

Está dado o pontapé de saída para a quinta edição da Copa Foot21, o maior torneio nacional de futebol infantil, a decorrer em Vila Real de Santo António até ao dia 30 de junho.

A inauguração da festa do futebol ficou marcada por uma partida que opôs jogadores da autarquia de Vila Real de Santo António e antigas estrelas do futebol, artistas e algumas caras da televisão. A equipa visitante acabou por vencer por duas bolas a zero, mas o resultado não impediu que a boa disposição se prolongasse durante toda a tarde de domingo.

Além da equipa vila-realense, passaram pelo relvado do Complexo Desportivo de VRSA nomes como Pedro Pinto (jornalista TVI) ou os irmãos Nelson e Sérgio Rosado (grupo Anjos).

Capitaneada por João de Deus (Oliveirense), a equipa visitante ficou completa com os ex-jogadores Portela (Farense), Jorge Soares (Benfica), Jorge Andrade (Seleção Nacional), Ricardo Santamaria (Sporting), José Soares (Benfica), Pedro Santos (Leixões), Paulo Ferreira (Amadora), Chalana (Benfica), Mário Jorge (Sporting) ou Patrick (FC Porto).

Depois da partida, seguiu-se o desfile das 120 equipas participantes na Copa Foot21, com a formação do Lusitano de VRSA a abrir a cerimónia. Antes, o grupo «Anjos» entoou o Hino Nacional, numa versão «à capela», o que acabou por constituir um dos momentos altos da tarde.

Paralelamente, fizeram-se ouvir os muitos gritos de apoio das centenas de adeptos, cujos cânticos de apoio poderão vir a conquistar o prémio de melhor claque.

Para o diretor técnico da Copa Foot 21, Jorge Andrade, além de este torneio ser o espelho dos novos valores do futebol, o seu sucesso deve-se, ano após ano, «aos pais que acompanham os atletas durante uma semana, à autarquia de VRSA, bem como à dedicação e ao fair play de todos os atletas».

Já o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, optou por destacar a vertente lúdica do evento e o «papel que a festa do futebol tem na formação dos quase 2000 jovens em competição».

«Este é, sem dúvida, um dos acontecimentos desportivos juvenis com maior importância a nível nacional e é um dos eventos-chave do concelho quer pelos seus positivos impactos económicos, quer pela sua repercussão ao nível clubístico», prossegue o autarca.

 

Mais de 360 jogos numa semana

Como acontece ao longo de todas as Copas, marcam presença equipas oriundas de todos os distritos nacionais, a que se juntarão os grandes clubes nacionais, transformando Vila Real de Santo António numa referência incontornável em termos desportivos. Nesta edição, a Copa conta também com a equipa indiana do Bhaichung Bhutia Football Schools.

A juntar aos escalões já existentes, as inscrições estenderam-se à categoria de sub-13, igualmente em futebol de 7, para os atletas nascidos em 99. Assim, os escalões da 5ª edição da Copa Foot21 serão: sub-13 (1999); sub-12 (2000); sub-11 (2001); sub-10 (2002) e sub-9 (2003/04).

Numa primeira fase, o Complexo Desportivo de VRSA irá receber oito jogos em simultâneo, durante três dias, ao longo de 9 horas diárias, num total de 72 partidas. Ao longo do torneio, serão disputados mais de 360 jogos, o que equivale a 18 mil minutos ou 300 horas de futebol.

Comentários

pub