Plano Gerontológico de Monchique apresentado em Bruxelas

O Município de Monchique apresentou o seu Plano Gerontológico em Bruxelas, no dia 4 de junho, na Conferência sobre boa […]

O Município de Monchique apresentou o seu Plano Gerontológico em Bruxelas, no dia 4 de junho, na Conferência sobre boa governança para o Envelhecimento Ativo, organizada pela Comissão Europeia, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e diálogo entre Gerações.

Em representação de Portugal interveio a Coordenadora das Ações do Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e diálogo entre Gerações, Joaquina Madeira, o Município de Monchique, pelo seu presidente Rui André, e João Manhita Pereira da Associação Âncora parceira da autarquia na elaboração deste Plano.

Esta conferência reuniu diversos países da UE com exemplos de boas práticas neste setor e promoveu a discussão de medidas a implementar no decurso deste ano, em particular, a troca de experiências sobre projetos já no terreno como é o caso do Plano Gerontológico de Monchique.
Joaquina Madeira defendeu na conferência que Monchique resolveu assumir como oportunidade um ponto fraco, no caso, o envelhecimento.

Segundo a responsável, “o trabalho que se está a desenvolver no Concelho de Monchique, corresponde a uma boa notícia para o desenvolvimento de um concelho preocupado com o Envelhecimento Ativo e diálogo entre as Gerações. Os pilares do modelo de desenvolvimento deste tipo são: O envolvimento da população; Um Plano de intervenção envolvendo os diversos parceiros; Um sistema de monitorização constante focada nos resultados”.

Segundo Joaquina Madeira, “a estratégia do Município de Monchique vem reforçada na forma como está a desenvolver o seu Plano, pois os parceiros europeus consideram-no uma boa prática suscetível de também ser replicada em outros países da Europa”.

Já para Rui André, presidente da Câmara de Monchique, “estar presente na Comissão Europeia e mostrar aos parceiros europeus o que estamos a implementar no Concelho de Monchique, para além de motivo de orgulho para todos nós, é ele também fator de visibilidade e promoção de Monchique no exterior. Não tenho dúvidas de que Monchique será mais procurado e que o mesmo será um incentivo para todos os parceiros locais de implementação desta estratégia, para além dos investidores deste setor, atuais e futuros, que possam encontrar em Monchique condições excecionais para a promoção de políticas e projetos de qualidade de vida e envelhecimento ativo, tanto no âmbito turístico como até na procura residencial”.

O Plano Gerontológico de Monchique foi apresentado em outubro de 2011 e está em fase de implementação. Segundo o município, este assume-se como uma perspetiva integradora e como ferramenta de trabalho, orientadora e promotora de uma verdadeira estratégia de desenvolvimento sustentável do Concelho.

Comentários

pub