PCP quer saber se Governo tem solução para a paragem forçada dos pescadores de Armação de Pêra

O PCP quer saber se o Governo pretende apoiar os pescadores de Armação de Pêra, cuja atividade profissional se encontra […]

O PCP quer saber se o Governo pretende apoiar os pescadores de Armação de Pêra, cuja atividade profissional se encontra «paralisada pelo facto de não disporem de meios para colocar na água ou retirar da água as suas embarcações» e qual será o formato dessa ajuda.

A situação já gerou um diferendo entre autarquia e os pescadores desta localidade e deve-se à avaria de um trator cedido há cerca de sete anos pela Câmara de Silves.

Este trator «encontra-se avariado há cerca de mês e meio, devendo ser substituído por se revelar desadequado para este tipo de serviço, devido à componente eletrónica que possui, a qual avaria frequentemente quando entra em contacto com a água».

«O Grupo Parlamentar do PCP, através do Sr. Deputado Paulo Sá, questionou o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre este assunto, perguntando, em particular, se o Governo tenciona apoiar a comunidade piscatória de Armação de Pêra na resolução deste problema e de que forma se revestirá esse apoio», revelaram os comunistas num comunicado.

«Sem o apoio do referido trator, os pescadores de Armação de Pêra não conseguem colocar as suas embarcações na água, ficando impossibilidade de se fazerem ao mar para o exercício da faina de pesca. Também não dispõem de recursos financeiros que lhes permitam adquirir, eles próprios, um novo trator», ilustrou o PCP.

Comentários

pub