Odelouca começou hoje a fornecer água ao Barlavento algarvio

A Barragem de Odelouca começou esta sexta-feira, dia 1 de junho, a fornecer água ao Barlavento algarvio, anunciou a empresa […]

A Barragem de Odelouca começou esta sexta-feira, dia 1 de junho, a fornecer água ao Barlavento algarvio, anunciou a empresa Águas do Algarve.

Segundo a empresa, esta barragem, que começou a ser pensada em 1972, «constitui uma aspiração de todas as entidades e estudiosos do abastecimento público e a garantia de água em quantidade para o Barlavento algarvio».

Antes da construção desta albufeira, todo o Sistema Multimunicipal do Barlavento Algarvio, então gerido pela Águas do Barlavento Algarvio SA, assentava no sistema primário constituído pela Barragem de Odelouca e o Túnel Odelouca-Funcho.

A construção de Odelouca foi adiada, tendo iniciado a sua construção em outubro de 2001, sendo o dono de obra o então INAG.

Após queixa à Comissão Europeia por parte das associações ambientalistas, em especial da Liga para a Proteção da Natureza, a obra foi suspensa em novembro de 2003.

No final de dezembro de 2006, depois de estabelecidas as medidas de mitigação dos impactes ambientais da barragem, a conclusão da construção da Barragem de Odelouca foi incumbida à Águas do Algarve, através de uma cessão de posição contratual da empreitada com o INAG.

A construção da Barragem teve início em fevereiro de 2007 e foi concluída em junho de 2010.

«Desde então, até à presente data, cumpriram-se com todas as obrigações legais do enchimento da albufeira da Barragem até que, finalmente, foi dada a autorização pela alta entidade da água (INAG) para que se desse o pleno enchimento da albufeira», explica a empresa responsável.

Após esta autorização e conclusão de todos os trabalhos necessários para ligação física da barragem à ETA de Alcantarilha, as Águas do Algarve comunicam que a partir desta sexta-feira, «a água proveniente da Barragem de Odelouca chega ao consumidor final, i.e., ao utente municipal».

Comentários

pub