Ocupação hoteleira cresceu em Maio e Vilamoura/Quinta do Lago deram a maior ajuda

A taxa de ocupação global média/quarto no Algarve foi de 55,2%, 3,7% acima do verificado em maio de 2011, anunciou […]

A taxa de ocupação global média/quarto no Algarve foi de 55,2%, 3,7% acima do verificado em maio de 2011, anunciou a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Com estes dados, a ocupação hoteleira algarvia voltou ao nível atingido no mesmo mês de há dois anos, em 2010.

Em todo o Algarve, a zona de Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago foi a que registou a taxa de ocupação média hoteleira mais elevada (69,1%) em maio.

Aquela zona do concelho de Loulé foi também a que registou a segunda maior subida (+8,7%) da ocupação hoteleira em relação ao mês de maio do ano passado, ainda segundo os dados hoje revelados pela AHETA.

A mais baixa taxa de ocupação registou-se em Lagos/Sagres, com apenas 44,6%.

Por nacionalidades, as principais descidas registaram-se nos mercados britânico (-4,3%), irlandês (-8,2%) e espanhol (-12,0%). As subidas mais importantes verificaram-se nos mercados holandês (+25,1%) e alemão (+14,6%).

Por zonas geográficas, Portimão/Praia da Rocha (-11,4%) e Lagos/Sagres (-1,7%) foram as que registaram as maiores descidas, enquanto as principais subidas ocorreram em Carvoeiro/Armação de Pêra (+24,4%) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (+8,7%). Albufeira, a principal zona turística, registou uma subida de 3,3%.

As maiores descidas registaram-se nos aldeamentos e apartamentos turísticos e nos hotéis e aparthotéis de 3 estrelas. Os Hotéis e Aparthotéis de 4* apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* foram os que apresentaram a ocupação mais baixa (41,3%). Os hotéis e aparthotéis de 5* tiveram as ocupações mais elevadas (67,7%).

O volume de negócios total apresentou uma descida de 1,2% face ao período homólogo, o que, segundo a AHETA, «evidencia a redução dos preços praticados», uma vez que, apesar do aumento da ocupação hoteleira, o volume de negócios diminuiu.

Comentários

pub