Novo Centro de Saúde de Portimão é inaugurado na segunda-feira (com fotos)

O secretário de Estado da Saúde Fernando Leal da Costa inaugura na segunda-feira, dia 25, às 17 horas, as novas […]

O secretário de Estado da Saúde Fernando Leal da Costa inaugura na segunda-feira, dia 25, às 17 horas, as novas instalações do Centro de Saúde de Portimão.

Situado junto ao antigo Hospital da Santa Casa de Misericórdia em Portimão, o novo edifício do Centro de Saúde de Portimão apresenta instalações altamente qualificadas para a prestação de cuidados de saúde, permitindo assegurar os cuidados de saúde primários a cerca de 59.000 utentes do concelho de Portimão, onde são realizadas anualmente cerca de 95.000 consultas de ambulatório e mais de 4.000 consultas de especialidades hospitalares.

A Administração Regional de Saúde do Algarve salienta que esta nova estrutura, localizada numa área geográfica com considerável número de população flutuante, «vem reforçar a prestação de cuidados de saúde na Região do Algarve, aumentando a oferta de serviços à população e garantindo o acesso dos cidadãos a serviços mais eficientes e de melhor qualidade, obtendo ganhos em saúde e ganhos na satisfação dos utentes».

O novo edifício irá acolher as novas unidades funcionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Barlavento, integrando os cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares descentralizados, cuidados comunitários, a unidade de saúde pública e ambiental, serviços de atendimento.

O novo Centro de Saúde foi construído numa área bruta de 8.800 metros quadrados com um investimento total de aproximadamente 6,7 milhões de euros. O projeto foi alvo de co-financiamento do FEDER, através do PRO-Algarve e do Programa Operacional Algarve 21.

O novo Centro de Saúde de Portimão abriu as suas portas na sexta-feira, dia 25 de maio, mas só a meio da semana seguinte começou a funcionar em pleno.

A construção do edifício sofreu alguns percalços: foi iniciada em dezembro de 2007, mas a obra esteve parada durante cerca de um ano devido à insolvência do empreiteiro. Em 2010, a ARS Algarve tomou posse administrativa da obra, tendo aberto novo concurso público para a sua conclusão, que só teve lugar este ano.

 

 

 

 

 

Comentários

pub