Nomes grandes da música passam pelo palco da Fatacil entre 17 e 26 de agosto

A Fatacil, Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, volta a esta cidade de 17 a 26 […]

A Fatacil, Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, volta a esta cidade de 17 a 26 de agosto, com um forte programa de animação.

Assim, pelo palco principal da feira vão passar o fado de Teresa Tapadas e Cuca Roseta (dia 17), Boss AC (18), André Sardet (19), José Cid (20), Quim Barreiros (21), David Carreira (22), Amor Electro (23), Tim & Companheiros de Aventura: Tim, Vitorino e João Gil (24), Aurea (25) e Paulo Gonzo (26), a fechar.

«Tendo em conta a qualidade da sua oferta, comparada com o custo dos ingressos (5 euros o bilhete individual, 15 euros o familiar para 4 pessoas, entrada gratuita para crianças até aos 12 anos inclusive) a Fatacil é indiscutivelmente o evento mais barato da região, por isso pensamos que, se os visitantes tiverem de optar entre os eventos que se realizam na 2ª quinzena de Agosto no Algarve, vão preferir a Fatacil 2012», garante João Ramos, um dos responsáveis máximos pela organização do certame.

Dos cerca de 500 espaços disponíveis para expositores em todos os setores da feira, já estava garantida, em meados deste mês de junho, uma ocupação na ordem dos 60%, acrescentou João Ramos.

O setor do artesanato da Fatacil, um dos seus ex-líbris, já encerrou as inscrições, tendo assegurada a participação, quer a título individual, quer através de associações e de municípios, de cerca de 170 artesãos de todo o país, encontrando-se duas dezenas de candidatos em lista de espera para eventuais desistências.

O setor comercial e industrial conta com a presença confirmada, até ao momento, de apenas 120 empresas, e regista uma quebra significativa em relação ao ano anterior, quando esta área da feira já tinha sofrido uma grande redução.

A organização da Fatacil garante que a valência gastronómica vai ter este ano uma ementa de qualidade superior, com a presença já confirmada de novos restaurantes que vão apresentar pratos à base de carnes de raças autóctones nacionais, como são a Marinhoa e a Brava Taurina. Os Açores, a Beira Baixa, o Alentejo, o Ribatejo, o Algarve são ser algumas das regiões representadas.

Na sua oferta de animação, destaque para o espetáculo equestre «O Algarve Lusitano», que decorre todas as noites, em cinco sessões, no picadeiro. Este ano o tema da sua coreografia é o Cavalo Lusitano e o Fado, dois patrimónios universalmente reconhecidos da cultura portuguesa.

Duas personalidades da arte lusitana vão ser evocadas: o Mestre de Arte Equestre Nuno Oliveira e a Rainha do Fado Amália Rodrigues.

Ao longo de cinco sessões, nos 10 dias da Fatacil, o público no picadeiro do recinto vai aplaudir cavalos, cavaleiros, fadistas, guitarristas e outros artistas convidados, que vão interpretar, numa emotiva e deslumbrante simbiose, os movimentos sincronizados da arte equestre lusitana com as genuínas sonoridades musicais da alma portuguesa expressas pelo fado.

«O Algarve Lusitano» conta com as exibições da volteadora brasileira Natália Cerqueira, uma das mais cotadas intérpretes mundiais do volteio artístico.

Uma das novidades este ano no programa do setor equestre da Fatacil vai ser  a apresentação em público, pela primeira vez em Portugal, do tema «Modernas Técnicas de Seleção do Cavalo de Desporto», comentado pelo  mestre de Arte Equestre e juiz da Federação Equestre Internacional, Francisco Cancella de Abreu, uma das personalidades mais emblemáticas ligadas ao cavalo em Portugal.

«A Fatacil, na sua 33ª edição, vai-se adaptar ao atual contexto económico desfavorável que  o Algarve, em particular, e o país, em geral, atravessam, de forma a que o certame se mantenha sustentável, com algumas medidas de racionalização de custos e de meios, que não coloquem em causa o prestígio daquele que é ainda considerado o mais importante certame generalista do sul de Portugal», conclui João Ramos.

 

 

Comentários

pub