Manta Rota e Monte Gordo voltam a ter estacionamento tarifado para assegurar rotatividade de lugares

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António volta, durante a época balnear, a introduzir o sistema de estacionamento […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António volta, durante a época balnear, a introduzir o sistema de estacionamento tarifado nos parques da Manta Rota e de Monte Gordo, de forma a assegurar a rotatividade de lugares e a facilitar o acesso às praias do concelho.

A medida entra em vigor no dia 15 de junho e prolonga-se até 30 de setembro. O sistema será gerido pela empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) de VRSA.

O plano de tarifários para 2012 mantém as características do ano passado, permanecendo gratuitas a quinta e a sexta horas de estacionamento. Por outro lado, adapta-se aos tempos médios de parqueamento de quem visita as principais zonas balneares de Vila Real de Santo António.

De forma a não onerar residentes, comerciantes e hoteleiros, foram criados sistemas de avenças mensais e semanais, cuja pré-reserva pode ser desde já efetuada na sede da SGU, em VRSA, através de email ou telefone.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, «a exemplo dos anos anteriores, a medida irá aumentar o número de estacionamentos disponíveis durante a época alta, através do aumento da rotatividade. Por outro lado, evita as práticas abusivas de viaturas que permaneciam mais de uma semana no mesmo lugar».

«Antes, era frequente chegar a Monte Gordo e não conseguir jantar ou tomar um café devido à falta de estacionamento. Conseguimos, com este novo sistema, acabar com esse problema. Por outro lado, estamos a promover a atividade económica dos muitos comerciantes e restaurantes desta zona balnear».

Com vista a diferenciar o tipo de parqueamento, foram criadas áreas destinadas a estacionamentos de longa duração, na zona Poente de Monte Gordo, no campo do Beira-Mar.

A implementação dos novos sistemas será acompanhada por ações de comunicação junto da população e das empresas.

Quer na Manta Rota, quer em Monte Gordo, à exceção dos parques situados junto à zona de praia e do campo do Beira-Mar, todos as restantes zonas de estacionamento irão manter-se gratuitas. Também em Monte Gordo, a última bolsa de parqueamento (zona Poente) mantém-se gratuita.

 

Comentários

pub