Lagoa promove formação sobre “As Comunidades Ciganas: uma abordagem comunitária”

A Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN), com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, promove nos dias 25 e 26 […]

A Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN), com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, promove nos dias 25 e 26 de junho, na sala polivalente da Biblioteca Municipal, uma ação de formação denominada “As Comunidades Ciganas: Uma abordagem comunitária”.

A iniciativa será dinamizada por Olga Mariano, presidente da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, que possui vasta experiência na área da inclusão social das comunidades ciganas.

No Município de Lagoa, os cidadãos de etnia cigana têm desfrutado de apoios municipais diversos, entre os quais se destaca a concessão de habitação social municipal, que tem permitido promover a sua inclusão social em igualdade de oportunidades, o que está bem documentado, por mero exemplo, na divulgação escrita da vida social e económica dos ciganos através do livro “Nós, os Ciganos…”, editado pela Câmara de Lagoa, com o objetivo de desenvolver sentimentos menos agressivos e mais humanizados para com um povo que, sendo diferente, é igual a qualquer outro, com tradições respeitáveis.

Segundo as estatísticas mais recentes, na EU vivem cerca de 8 milhões de cidadãos de etnia cigana sendo que muitos, infelizmente, continuam a vivenciar situações de marginalização, exclusão social, discriminação, segregação, vilipendiado, a viver em pobreza extrema.

As inscrições para a ação de formação são limitadas e estão abertas até ao próximo dia 15 de junho. Pode ser solicitada a ficha de inscrição através do e-mail rede.social@cm-lagoa.pt ou diretamente para o Núcleo Distrital da EAPN n.faro@eapn.pt

 

Comentários

pub