Júlio Barroso espera obras de enchimento da Praia D. Ana no fim do verão

Desde 1999 que estão previstas obras de enchimento do areal da Praia D. Ana, em Lagos, e Júlio Barroso espera […]

Desde 1999 que estão previstas obras de enchimento do areal da Praia D. Ana, em Lagos, e Júlio Barroso espera que 2012 seja o ano da concretização do projeto. A imprensa avançou que o Governo tem previstos 1,79 milhões de euros para alargar o areal daquela zona balnear mas, oficialmente, o autarca lacobrigense ainda não tomou conhecimento dessa intenção.

No dia em que Júlio Barroso içou as bandeiras azuis em seis praias do concelho – Luz, Porto de Mós, Camilo, Dona Ana, Batata e Meia Praia -, o autarca explicou ao Sul Informação que essa notícia não o surpreende, mas que apenas soube dessa intenção do Governo pela imprensa.

«Já tomei conhecimento pela imprensa que, no plano nacional, a Praia Dona Ana é a que tem maior prioridade no enchimento do areal, algo que não me admira, porque é uma obra prevista desde 1999», afirmou.

Júlio Barroso lembra que, em 2009, as obras chegaram a começar mas foram interrompidas. «O processo desencadeou-se, houve um projeto, um concurso, e a obra teve início em 2009, mas devido a um erro grosseiro de projeto, segundo me foi dito pelo INAG, a empreitada teve que ser suspensa».

O presidente da Câmara de Lagos diz que «é de toda a justiça que a praia Dona Ana seja a primeira a ser intervencionada para concluir este romance de faz/não faz, sempre sem se dar grande “cavaco” à Câmara. Apenas vamos sabendo de alguma coisa pela imprensa, ou quando insistimos e chateamos as entidades oficiais. Ninguém se digna a informar a Câmara de nada, algo que é absolutamente lamentável e é uma falta de respeito incrível pelos eleitos locais».

No entanto, para Júlio Barroso, o importante é que a obra se faça. «Espero que, finalmente, no fim do verão, a obra avance. Que a façam com urgência porque aquela praia precisa bastante, como foi identificado no Plano de Ordenamento da Orla Costeira», concluiu.

 

Comentários

pub