Já são conhecidas candidaturas vencedoras das residências artísticas em Loulé

Bertilio Martins e Diana Caetano Estevens foram os vencedores das candidaturas para residências artísticas no CECAL – Centro de Expressão […]

Bertilio Martins e Diana Caetano Estevens foram os vencedores das candidaturas para residências artísticas no CECAL – Centro de Expressão e Criação Artística de Loulé, iniciativa que pretende acolher profissionais na ótica da pesquisa, da experimentação e da produção artísticas, dando-lhes apoio na produção.

Bertilio Martins, de Tavira, é licenciado em Artes Visuais, pela Universidade do Algarve. Através da fotografia, o artista pretende contaminar-se pela beleza e estranheza do desconhecido, pela natureza, pelas gentes, pelas fachadas das casas. O que nasce do artista quando é confrontado com um território novo é o desafio lançado por este criador artístico.

Natural de Loulé, Diana Caetano Estevens é também licenciada em Artes Visuais, pela Universidade do Algarve. A natureza disciplinar do seu projeto passa pela pesquisa em vídeo sobre a dança entre os materiais e meios de expressão artística: articulação entre a pintura, a escrita, a música, a fotografia, numa dança apresentada em vídeo com o objetivo de contar a história do significado da arte numa reflexão contemporânea.

Os dois residentes vão ter à sua disposição uma câmara escura, duas salas multiusos/ateliers, duas celas, uma sala estúdio de música, entre outros espaços que integram o CECAL, para levar por diante os seus projetos.

No final do período de criação, deverão apresentar um relatório das atividades desenvolvidas e, caso se justifique, preparar uma eventual apresentação pública, no CECAL, no formato de exposição ou outro.

Inserido numa rede de centros que estão a ser montados em mais quatro localidades no Algarve – Faro, S. Brás de Alportel, Tavira e Olhão, o CECAL é um equipamento cultural que integra o plano de ação RUCI – Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUSI) “Algarve Central” e foi cofinanciado pelo PO Algarve 21.

O Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé é uma estrutura transdisciplinar que servirá de apoio a artistas plásticos, fotógrafos, músicos e profissionais de multimédia, de nível nacional e internacional. O objetivo deste centro é acolher profissionais na ótica da pesquisa, da experimentação e da produção artísticas.

Esta é uma valência diferente e inovadora no Algarve, que reúne criação artística, formação e experimentação de conhecimento cultural.

Comentários

pub