Há mais nomes confirmados para o Festival MED 2012

Jamaican Legends com Ernest Ranglin, Monty Alexander e Sly & Robbie, Boubacar Traoré, PAUS, Cheikh Lô, Throes + The Shine […]

Jamaican Legends com Ernest Ranglin, Monty Alexander e Sly & Robbie, Boubacar Traoré, PAUS, Cheikh Lô, Throes + The Shine e A Caruma são os novos nomes confirmados para a próxima edição do Festival MED, um dos mais conceituados eventos de World Music realizado no país.

A 29 e 30 de junho o centro histórico da cidade de Loulé transforma-se num palco de sons, sabores, experiências culturais e expressões artísticas dos quatro cantos do mundo.

Estes seis novos nomes juntam-se assim aos já confirmados A Curva da Cintura com Arnaldo Antunes, Toumani Diabaté e Edgard Scandurra, SMOD, Sany Pitbull, A Jigsaw e Norberto Lobo.

A atuação de Jamaican Legends com Ernest Ranglin, Monty Alexander e Sly & Robbie é um daqueles momentos explosivos que não se pode perder na próxima edição do MED.

Esta união que reúne em palco três grandes mestres de World Music tem como objetivo celebrar o 50º aniversário da independência da Jamaica. Numa digressão mundial, que terá lugar apenas este ano, o trio promete aquecer os palcos com a exploração de variadas vertentes do reggae.

Este espetáculo único terá lugar dia 30 de junho no palco Matriz.

Neste mesmo dia, sobe ao palco Cerca o incontornável artista do blues africano, Boubacar Traoré. O cantor, compositor e guitarrista malinense desenvolveu um estilo único e inimitável, profundamente inspirado no som do kora.

Para além destas influências os seus temas levam-nos para sonoridades e letras que lembram alguns grandes bluesmen americanos como Blind Willie McTell, Robert Johnson e Muddy Waters. Este será com certeza um dos momentos fortes do festival.

Cheikh Lô, singular cantor, compositor guitarrista, percussionista e baterista senegalês, considerado por muitos como um dos mais brilhantes músicos africanos das últimas duas décadas, irá atuar dia 29 de junho no palco Matriz.

Através da sua voz quente chegam influências de África Ocidental e Central, como o Mbalakh, incorporado com ritmos cubanos, reggae, música brasileira, entre várias outras fusões.

Os PAUS são mais um dos nomes nacionais confirmados para a 9ª edição do Festival, MED. Este surpreendente quarteto que reúne quatro grandes artistas portugueses, Joaquim Albergaria, Hélio Morais, Makoto Yagyu e João Pereira, vai apresentar o seu álbum de estreia em Loulé no dia 29 de junho, no palco Cerca.

A atuação deste inovador projeto promete impressionar o público com o surpreendente som da bateira siamesa com que se apresenta.

Rockuduro é o rebento primogénito, fruto da união de facto entre o rock de um power-duo portuense (os Throes) e a energia debitada sem trepidez de uns angolanos com pêlos nas guelras (The Shine).

Marco Castro, Diron, André do Poster e Igor Domingues já partilharam palcos com grandes músicos como Battles, HEALTH, Spoek ou Mathambo e preparam-se agora para surpreender o mundo com os seus ritmos de festa.

O encontro destes dois projetos, Throes + The Shine, é para ser presenciado dia 29 de junho no palco Castelo.

Já no dia 30 de junho o palco Cerca vai ser invadido pela alegria contagiante do pop-marialva traçada a tinto fanfarra com tiques à Emir Kusturica da banda portuguesa A Caruma.

Rui Costa (Silence 4, Filarmónica Gil), Carlos Martins (Umpletrue, The Clits, Annette Blade), Pedro Santos (Silence 4, Filarmónica Gil), José Carlos (Dapunksportif, Umpletrue) e ainda a emergente Ana Santo na voz secundária, são os membros que compões esta banda oriunda da Marinha Grande. Através da utilização de um português escolhido a dedo entre o rico léxico da língua portuguesa, os seus temas irónicos, reativos e provocadores prometem conquistar o público do MED.

Os bilhetes já se encontram à venda no Cine–Teatro Louletano e na FNAC do Algarve Shopping. O bilhete diário custa 12 euros.

Jamaican Legends:

 

Boubacar Traoré:

 

A Caruma:

Comentários

pub