Grupo Penedo Grande apresenta «Ubu Agrilhoado» no palco do Teatro Mascarenhas Gregório

O Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, apresenta nos próximos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, a peça de […]

O Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, apresenta nos próximos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, a peça de teatro “Ubu Agrilhoado”, de Alfred Jarry. Com início pelas 21h30, esta peça é o resultado de uma parceria entre o Grupo de Teatro Penedo Grande e o Corpo Cénico Pipempé.     

De índole contemporânea, “Ubu Agrilhoado” traz à cena esboços de uma realidade onde a liberdade é um exercício a ser treinado. Os preceitos convenientemente aceites adivinham o lado anedótico da condição humana e das relações que se estabelecem, para Ubu que decidiu ser escravo neste país de homens livres, a colisão de vontades feita verdades é inevitável.

«No limite de um mundo às avessas imbuído de acontecimentos absurdos, vale-nos a liberdade catártica do riso para confiarmos que «chegaremos a um sítio suficientemente extraordinário e digno de nós».

Fundado na década de 70, o Grupo de Teatro Penedo Grande, de S. Bartolomeu de Messines, tem levado à cena muitos outros trabalhos quer no concelho, quer um pouco por todo o país.

“A Casa da Bernarda Alba”, de Garcia Lorca, foi a sua primeira peça apresentada ao público.

O Penedo Grande promove, também, encontros de poesia e ações de teatro de rua, e dispõe de uma secção de teatro infantil, com várias ações de formação na área e que contribuem para o lançamento de novos talentos e para a criação de novos públicos.

Neste momento, para além do “Ubu Agrilhoado”, este grupo tem, também, em carteira o espetáculo “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa.

Pipempé é uma criação inovadora de um corpo teatral, baseado no conceito do boneco sempre-em-pé, que capacita um ator paraplégico a continuar a trabalhar em teatro tornando evidente a sua mobilidade corporal e versatilidade de interpretação dramática.

Este conceito poderá inspirar outras pessoas com mobilidade reduzida a criarem uma nova perspetiva do seu próprio corpo permitindo-lhes construir novas realidades numa relação de maior igualdade.

Os bilhetes para “Ubu Agrilhoado” têm um custo associado de 4 euros estando à venda no Teatro Mascarenhas Gregório, no dia do evento, a partir das 21h00.

Para mais informações sobre a peça poderá ser consultada a página do facebook do Grupo de Teatro Penedo Grande .

 

Comentários

pub