Grupo Coral de Portimão organiza espetáculo «Canções de Portugal» no Tempo

“Canções de Portugal”: é assim que o Grupo Coral de Portimão designa o espetáculo que promove no próximo dia 16 […]

“Canções de Portugal”: é assim que o Grupo Coral de Portimão designa o espetáculo que promove no próximo dia 16 de junho, no Teatro Municipal de Portimão – Tempo, a partir das 21h30, com entrada gratuita.

Além do grupo anfitrião, participam o Grupo de Cantares do Parchal e o Grupo Ecos de Coimbra. “É uma garantia de que os nossos amigos e convidados vão assistir a uma manifestação cultural diversificada e de elevada qualidade”, diz Fernando Domingos, presidente da direção do GCP.

O Grupo de Cantares do Parchal festejou recentemente o 18º aniversário. É composto por sete/oito talentosos cantores/músicos, que recorrem a vários instrumentos, desde o acordeão ao cavaquinho, à viola e à flauta.

Interpretam música popular, num estilo que lhes é muito próprio, sem fugir às suas raízes.

O “Ecos de Coimbra”, criado há mais de 20 anos, já realizou centenas de espetáculos em Portugal e no estrangeiro, desde logo em digressões pela Alemanha, Macau, Espanha e Estados Unidos da América, tendo por único objetivo divulgar a canção coimbrã.

O Grupo Coral de Portimão foi fundado a meio da década de 80 do século passado e já palmilhou diversos caminhos.

Está agora empenhado em interpretar, com o máximo rigor possível e dentro dos seus condicionalismos, músicas portuguesas que os nossos pais e avós cantavam e que, entretanto, caíram no esquecimento.

Dedica-se também a evocar o Algarve, através de poemas de poetas da região, musicados pelo diretor artístico António Vinagre.

Além do concurso individual dos três grupos, no final reúnem-se todos no palco para um tempo dedicado à Balada.

“Recebemos da Câmara Municipal de Portimão e do Tempo as ajudas possíveis, o que significa que se trata de uma aventura em que nos metemos, devido aos vários encargos assumidos e que ainda não sabemos como ultrapassar”, explica Fernando Domingos, enquanto ressalva que a iniciativa “tem pelo menos a vantagem de  obrigar o Grupo a movimentar-se, a sair do seu cantinho,  para atingir a meta definida, que é intervir na agenda cultural da cidade e oferecer aos seus amigos e convidados um interessante momento musical”.

 

 

 

 

 

 

Comentários

pub