Governo abandona projetos da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar e do IC27 entre Alcoutim e Beja

Em resposta a uma pergunta dos deputados Paulo Sá e João Ramos do Grupo Parlamentar do PCP, o Governo informou […]

Em resposta a uma pergunta dos deputados Paulo Sá e João Ramos do Grupo Parlamentar do PCP, o Governo informou que considera que a Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar é «uma ligação de interesse apenas local», pelo que o seu financiamento e construção competem apenas às autoridades locais. Informou ainda que considera que a infraestrutura rodoviária existente entre Alcoutim e Albernoa (ligação ao IP2, perto de Beja) responde às necessidades.

Desta forma, sublinham os comunistas, «o Governo abandona na prática o projeto de construção da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar, visto que, obviamente, as autoridades locais não dispõem de meios para financiar e construir esta infraestrutura, assim como abandona o projeto de conclusão do IC27».

A Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar e o IC27 têm sido reconhecidos, desde há longos anos, como essenciais para o desenvolvimento do Nordeste Algarvio e do Sudeste Alentejano, combatendo a crescente desertificação económica e demográfica que afeta profundamente estas regiões.

Ao deixar cair os projetos da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar e do IC27, o Governo manifesta a sua total indiferença pelo futuro do Nordeste Algarvio e Sudeste Alentejano, abandonando estas regiões à sua sorte.

O PCP, afirmando não se resignar «com o crescente declínio das regiões interiores do País», anuncia que «continuará a lutar pela concretização da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar e do IC27, infraestruturas essenciais para a dinamização das atividades económicas e para a fixação de habitantes nas regiões do Nordeste Algarvio e Sudeste Alentejano».

Comentários

pub