Fuzileiros dão apoio na segurança das praias durante a época balnear

A Marinha, através do Corpo de Fuzileiros, está desde o passado dia 1 de junho (1 de maio no concelho […]

A Marinha, através do Corpo de Fuzileiros, está desde o passado dia 1 de junho (1 de maio no concelho de Cascais), a prestar apoio na segurança das praias não vigiadas e apoio a banhistas, através da operação dos meios complementares de socorro atribuídos às Capitanias de Porto pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

Nestas ações, e até ao dia 30 de setembro, estarão envolvidos um total de 80 fuzileiros com a missão de assegurar eficazmente a vigilância e assistência a banhistas ao longo dos mais de 2800 km de costa portuguesa.

Os militares envolvidos receberam formação específica de Nadador Salvador e de técnicas especiais de operação dos meios em contexto de segurança balnear.

A Marinha sublinha que «o sistema estabelecido já provou a sua eficácia, como se pode constatar pelo baixíssimo número de acidentes fatais registados durante a época balnear transata, sendo Portugal o País do mundo com a menor taxa de mortalidade por afogamento nas praias vigiadas».

Estima-se que, durante a época balnear, os portugueses visitem as praias portuguesas 55 milhões de vezes, bem como exista uma afluência de cerca de 11 milhões de turistas numa perspetiva de turismo balnear.

Comentários

pub