Freguesia da Tôr inaugura saneamento básico no valor de 3 milhões de euros

A freguesia da Tôr, no Barrocal do concelho de Loulé, viveu mais um dia festivo com a cerimónia de inauguração […]

A freguesia da Tôr, no Barrocal do concelho de Loulé, viveu mais um dia festivo com a cerimónia de inauguração do abastecimento de água e rede de esgotos das localidades da Mesquita e Ponte da Tôr, que decorreu no passado sábado, dia 23 de junho.

Esta obra, há muito aguardada pela população local, inscreve-se na forte aposta realizada na última década pelo executivo municipal de Loulé com o objetivo de colmatar as carências existentes em termos de abastecimento de água e esgotos, não só no interior mas também na faixa litoral do Concelho e nos centros urbanos.

Neste caso, os trabalhos incidiram no assentamento de tubagem, execução de ramais domiciliários, instalação de válvulas redutoras de pressão e acessórios da rede, construção de reservatório de água, estação provisória de elevação de água e instalação de equipamento elétrico e eletromecânico.

Num momento de dificuldades financeiras para os municípios, o presidente da Câmara Municipal de Loulé salientou a importância de concluir uma obra com o impacto social desta ordem. “Este é, sem dúvida, um investimento significativo, que ascende a 3 milhões de euros, mas valeu a pena o esforço pela importância na melhoria da qualidade de vida dos habitantes”, frisou o edil Seruca Emídio.

“Sabemos das dificuldades que as populações destas zonas deprimidas enfrentam no seu quotidiano ligadas aos problemas da desertificação e envelhecimento da população. Por isso, queremos amenizar essas dificuldades, criando as condições necessárias para que possam continuar a viver nas suas localidades de origem”, sublinhou o autarca.

O saneamento básico constituiu a principal rubrica dos orçamentos municipais de Loulé nos últimos anos, com investimentos avultados em obras essenciais para as populações. Para além desta empreitada, destacam-se outras como o abastecimento de água e esgotos em Alfarrobeira, Rocha Amarela, Caliços, Esteval, S. João da Venda, Além e Troto (6.942.327 euros), Redes de Abastecimento de Águas e de Esgotos de Vale Judeu (6.309.100,83 euros), abastecimento de água e rede de esgotos de S. Lourenço e Troto (5.115.754,78 euros) ou Rede de Águas e Rede de Esgotos da Cruz da Assumada (4.699.601,82 euros).

 

Comentários

pub