Faro promove a boa vizinhança com uma festa

Ter bons vizinhos é algo importante e é nesse sentido que a Câmara de Faro vai promover, no dia 6 […]

Ter bons vizinhos é algo importante e é nesse sentido que a Câmara de Faro vai promover, no dia 6 de junho, um conjunto de atividades para celebrar o Dia Mundial do Vizinho. A Festa do Vizinho vai decorrer na quarta-feira, às 16 horas, na Praça José Afonso, em Faro.

Esta é já o oitavo ano em que se celebra este dia, em Portugal, depois de ter nascido num bairro de Paris, em 1990 e daí ter alastrado para todo o mundo. O seu objetivo é promover o reencontro dos vizinhos e desenvolver laços de amizade e de convívio. Do programa fazem parte iniciativas como música ao vivo, pinturas faciais e plantação de amores-prefeitos, entre muitas outras.

«Pretende-se desta forma contrariar as relações impessoais e de isolamento que a vida urbana tem incrementado. A iniciativa quer constituir-se como um estímulo e uma oportunidade para contrariar a apatia e funcionar como um espaço de encontro e de socialização. Ficam dados os primeiros passos e caberá depois a cada cidadão dar continuidade a esta relação de boa vizinhança», segundo um comunicado da Câmara de Faro.

A festa junta habitantes de Faro, associações, instituições, comerciantes e arrendatários de habitação social. «Oferece-se uma tarde de convívio onde de certeza não haverá espaço para a indiferença e a solidão. Preconiza-se também fomentar o espírito de entre ajuda para fazer face às dificuldades atuais», disse a autarquia farense.

O Dia Mundial do Vizinho é cada vez mais celebrado em Portugal e em 2010 envolveu mais de 260 mil pessoas no país todo.

Comentários

pub