Faleceu o cónego Gilberto Soares Santos, pároco de Almancil

O cónego Gilberto Soares Santos, sacerdote da Diocese do Algarve e pároco de Almancil, faleceu ontem, por volta das 17h00, […]

O cónego Gilberto Soares Santos, sacerdote da Diocese do Algarve e pároco de Almancil, faleceu ontem, por volta das 17h00, na Clínica de Santo António, na freguesia da Reboleira, Amadora, vítima de cancro, noticia o jornal Folha do Domingo.

O presbítero, de 53 anos, era natural de Olhão e pároco de Almancil, cargo que exercia há 18 anos, desde 1994, tendo sido nomeado dois anos antes administrador paroquial da mesma paróquia.

Segundo o Folha do Domingo, na última semana o sacerdote foi sujeito a uma intervenção cirúrgica devido a doença do foro oncológico, operação que, segundo informação médica, terá corrido dentro do previsto, pese embora tenha servido apenas para confirmar o avançado estado de desenvolvimento da enfermidade.

Ordenado na Sé de Faro a 29 de junho de 1985 pelo bispo do Algarve de então, o falecido D. Ernesto Gonçalves Costa, o cónego Gilberto Melquíades Soares Santos licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e em Direito Canónico e Civil pela Pontifícia Universidade Latranense, em Roma.

O corpo do sacerdote estará ainda hoje, por volta das 19h00, em câmara ardente na igreja de São Lourenço de Almancil e o seu funeral será presidido pelo bispo do Algarve na próxima segunda-feira (25 de junho), pelas 11h00, na igreja matriz de Olhão, para onde seguirá o féretro amanhã à tarde.

O cónego Gilberto Soares Santos será sepultado em Olhão, no cemitério antigo.

 

Comentários

pub