Dia da Cidade de Tavira comemora-se a 24 de junho

O Município de Tavira assinala, a 24 de junho, mais um Dia da Cidade, cujas comemorações começam às 9h30, com […]

O Município de Tavira assinala, a 24 de junho, mais um Dia da Cidade, cujas comemorações começam às 9h30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho.

Às 10h00, decorre, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a sessão solene, a qual contempla a distinção de cinco funcionários com medalhas de bons serviços e dedicação grau prata (30 anos de serviço) e de um funcionário com grau ouro.

Luís Manuel dos Reis Matos, Maria Amélia Simão, Libério Gomes Viegas, Ilídio Pereira Gonçalves Martins e Alfredo Custódio Fernandes são os nomes dos trabalhadores a distinguir com medalha de prata.

O bombeiro municipal João Miguel Figueiredo Horta é galardoado com a medalha de bons serviços e dedicação grau ouro, pelo salvamento de duas pessoas, no gozo da sua folga, em outubro do ano passado, na Praia da Terra Estreita, na freguesia de Santa Luzia.

O seu ato resultou no Prémio Bombeiro de Mérito 2011, atribuído, em maio passado, pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e entregue pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

É ainda atribuída a medalha de honra da cidade (grau ouro) à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, pelos serviços de excecional relevância prestados a este Município.

São distinguidos com medalha municipal de mérito grau prata as seguintes entidades e cidadãos: Casa das Artes de Tavira, Amílcar Manuel dos Santos Mendes (título póstumo), José Justiniano Rodrigues Palindra, José Martins Fernandes, José Simão Martins Cavaco (título póstumo), Manuel de Jesus Martins, Osvaldo Baptista Bagarrão, Rádio Gilão – Cooperativa Radiodifusão, Tavirádio – Cooperativa de Radiodifusão e Vidal José Pereira Fitas.

António da Cruz Várzea, Jorge Justo Pereira, José Geraldo Rosa, José Gonçalves Capelo, Manuel José Nabais de Paulo e Maria Otília Martins Cardeira são homenageados com medalha de mérito grau cobre.

Segue-se, pelas 11h30, a inauguração de três estações do «Roteiro Poético Álvaro de Campos», numa organização da Associação Casa Álvaro de Campos, homenageando o poeta “nascido” em Tavira a 15 de outubro de 1890.

Depois do painel já colocado em outubro passado no largo de Santo Amaro (vulgo da Estação), serão agora colocados novos painéis na rua Borda d’Água Aguiar (edifício da Caixa de Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio), no largo Abu-Otmane (edifício do restaurante A Ver Tavira) e na rua D. Marcelino Franco (edifício da cafetaria Quinito), em mais uma homenagem ao poeta (na realidade um dos heterónimos de Fernando Pessoa), cujas tias lhe cantavam a «Nau Catrineta» para o adormecer, na casa da sua “infância ao pé do rio”.

Pelas 12h30, inaugura-se, na sede da Junta de Freguesia de Santiago, a exposição “Rostos tavirenses- 492 cidade Tavira” da AJOT – Associação de Jovens Tavirenses | NAFA – Núcleo Amigo Fotógrafos do Algarve.

Este Núcleo foi criado com a intenção de partilhar saberes e experiências sobre fotografia, através da realização de passeios e encontros. A presente exposição, com 25 trabalhos de autores individuais, resulta da vontade conjunta dos seus membros e de uma iniciativa ocorrida, em maio, cuja finalidade consistiu no registo do maior número de habitantes locais.

 

Programação de eventos
De 22 a 26 de junho

Em articulação com as celebrações desta data, a Câmara Municipal preparou, de 22 a 24 de junho, no jardim do Coreto, a partir das 21h30, arraiais populares.

Para além dos habituais bailes, decorre, no dia 22, pelas 21h30, uma Noite de Fado, pela Associação Almadrava. No dia 23, a partir das 19h00, no jardim das Palmeiras, realiza-se a minifeira da ASTA- Associação de Artes e Sabores de Tavira, estando prevista a atuação do Rancho Folclórico da Luz para as 22h30, no Jardim do Coreto.

No dia 26 de junho, pelas 10h30, tem lugar, no Mercado da Ribeira, a apresentação da nova imagem corporativa da EMPET- Parques Empresariais de Tavira: “Ativar Tavira”, seguindo-se, pelas 12h00, a inauguração da primeira unidade empresarial no PET (Parque Empresarial de Tavira).

Comentários

pub