Crianças e jovens de Portimão têm muitas propostas para umas divertidas férias

Agora que as férias de verão já chegaram, em Portimão as crianças e os jovens dispõem de inúmeras propostas para […]

Agora que as férias de verão já chegaram, em Portimão as crianças e os jovens dispõem de inúmeras propostas para passarem os seus tempos livres de forma divertida e didática, através da diversificada e abrangente oferta disponibilizada pelo Município.

 

Férias Desportivas

No caso concreto das tradicionais Férias Desportivas, que também são abertas a crianças excecionais e cuja mascote é inspirada nos Jogos Olímpicos, os participantes poderão divertir-se e aprender, beneficiando de múltiplas atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Já em 22ª edição, esta iniciativa juntará 2500 crianças e jovens dos 6 aos 16 anos e divide-se três turnos (2 a 13 de julho; 16 a 27 de julho; e 30 de julho a 10 de agosto), podendo as inscrições ser feitas de 2ª a 6ª feira nas Escolas EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, EB 2,3 Professor José Buisel e EB 2,3 Júdice Fialho, nos Complexos Desportivos da Mexilhoeira Grande e de Alvor, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, ao preço de 50 euros, que inclui os almoços e a oferta de material diverso.

Quanto às atividades na Área Desportiva da Praia da Rocha, as inscrições custam 25 euros e devem ser realizadas nas instalações da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão, Rua do Oceano Atlântico, lote 10, loja 5, Encosta da Marina, no mesmo horário.

A própria Área Desportiva da Praia da Rocha é, por si só, um excelente espaço para as crianças e os jovens passarem gratuitamente o tempo a experimentar diversas atividades menos comuns e devidamente monitorizadas, como fitness, yoga/pilates, ritmos latinos ou hidroginástica, sem esquecer o futebol de praia, o voleibol de praia, o ténis de praia e o basquetebol, havendo ainda modalidades pagas, como mergulho, canoagem, surf e vela.

Este ano sob o patrocínio da Decathlon Portimão, a época estival na Área Desportiva da Praia da Rocha decorre entre 2 de julho e 2 de setembro, funcionando cada modalidade em horários específicos, os quais devem ser consultados por todos os interessados.

 

Descobertas no Museu

Entretanto, o Museu de Portimão volta a propor aos mais novos uma semana diferente, à descoberta do rico património local, através de um programa especial para ocupação dos tempos livres.

Dirigida a jovens dos 7 aos 12 anos, a iniciativa pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo, com um conjunto de atividades pedagógicas de carácter lúdico, que decorrem nos seguintes períodos: 25 a 29 de Junho; 2 a 6 de Julho; 9 a 13 de Julho; 16 a 20 de Julho; e 23 a 27 de Julho, sempre em dois turnos diários – das 09h30 às 12h00 ou das 14h30 às 17h00.

Mais informações podem ser pedidas através dos seguintes contactos: 282 405 235 / 230; [email protected].

 

Animais e plantas na Quinta

Entre 2 de julho e 31 de agosto, também a Quinta Pedagógica de Portimão oferece um atrativo programa de iniciativas dirigidas às crianças, em contacto direto com os animais e aprendendo mais sobre as árvores e plantas da região.

Aberto à curiosidade, à vontade de experimentar e ao desejo de aprender, neste espaço rural em plena cidade é possível praticar-se vários ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental e o estudo da fauna e da flora.

Existe um turno matinal, entre as 09h30 e as 12h30, enquanto de tarde as atividades decorrem entre as 14h00 e as 17h00, custando as inscrições 10 euros. Existe também a opção pelo dia completo (09h30 às 17h00) ao preço de 20 euros, com as refeições à responsabilidade dos encarregados de educação, sendo que no período de almoço as crianças estarão devidamente acompanhadas por um técnico ou monitor.

Os interessados podem solicitar mais informações pelos seguintes contactos: tel: 282 480730; fax: 282 480739; e-mail: [email protected].

 

Histórias na Biblioteca

Também a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes preparou um projeto para o período das férias escolares de verão, intitulado “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”.

A iniciativa, com inscrições gratuitas, promove atividades diversas em torno dos livros, nas quais os jovens leitores entre os 6 e os 12 anos contam e escrevem histórias, constroem fantoches, pintam cenários, criam mundos imaginários e divertem-se.

Serão propostas cinco histórias, uma por cada semana, a partir das quais desenvolvidos diferentes ateliês e oficinas com um máximo de 15 participantes, que incluem contos, jogos, fantoches, pinturas, modelagem e dobragem, cortes e colagem e ainda reciclagem.

O programa, que decorre sempre entre as 10h00 e as 12h30, é o seguinte: de 30 de julho a 3 de agosto – “Sábios como camelos”, livro de José Eduardo Agualusa; de 6 a 10 de agosto – “Elmer” (David McKee); de 13 a 17 de agosto – “O rapaz de bronze” (Sophia de Mello Breyner Andresen); de 20 a 24 de agosto – “O zoo do Joaquim” (Pablo Bernasconi); de 27 a 31 de agosto – “O país dos contrários” (José Eduardo Agualusa). O projeto termina a 1 de setembro com o Especial Noite na Biblioteca, sob o tema “Quantas estrelas contas?”, e que tem lugar a partir das 21h30.

As inscrições estarão abertas entre 3 e 21 de Julho e devem ser feitas presencialmente nas instalações da própria Biblioteca Municipal, de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 19h00, ou aos sábados, das 15h00 às 18h30.

 

Dança para todos os gostos

Por sua vez, a Casa das Artes vai ser palco entre 2 e 27 de julho dos Cursos de Dança de Verão, projeto que visa proporcionar aos jovens que se interessem pela arte de dançar o contacto com o ballet, a dança contemporânea e o hip-hop fusion.

A iniciativa estará dividida por dois turnos, o primeiro de 2 a 13 de julho e o segundo de 16 a 27 de julho, sendo as atividades lecionadas pela professora de ballet Nilsen Jorge e por David Silva e Tiffanie Jorge, jovens que participaram no programa televisivo “Achas que sabes dançar”.

A idade mínima de participação é de 10 anos, decorrendo a data de inscrição do primeiro turno encerra a 29 de junho, enquanto para o segundo turno o prazo vai de 2 a 6 de julho, devendo as inscrições ser feitas na Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão, ao preço de 15 euros para uma modalidade, 25 euros para duas modalidades e 40 euros para as três modalidades.

Para além de todas estas sugestões, existe ainda uma vasta oferta de outras atividades, proporcionadas por coletividades e entidades do município, que vão da vela ao ténis, passando pelo surf, pelo judo ou pela canoagem, entre outras.

Comentários

pub