Concurso de Ideias para o Sítio das Fontes distingue três alunos do ISMAT

A apresentação das três propostas para o Concurso de Ideias «Observatório para Aves, Lagoa Artificial e Passadiço no Sítio das […]

A apresentação das três propostas para o Concurso de Ideias «Observatório para Aves, Lagoa Artificial e Passadiço no Sítio das Fontes», apresentadas pelos alunos do 1º Ano, 1º Ciclo, do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, decorreu no dia 16 de junho.

O Concurso de Ideias nasceu de uma proposta do parque municipal do Sítio das Fontes (Lagoa), aceite pelos docentes da disciplina de Arquitetura Analítica, arquiteto Luís Conceição e arquiteta Marta Sena, e visava a requalificação de uma zona de paúl onde existe uma pequena lagoa temporária, muito procurada pelas aves limícolas.

O pressuposto do concurso baseou-se na intenção do Parque de expandir e tornar permanente a existência de um plano de água doce, aumentando assim a atratividade do local para as aves limícolas.

Paralelamente, a intervenção seria complementada pela instalação de um observatório e de um passadiço, potenciado assim a dinamização de atividades de educação ambiental relacionadas com a observação de aves.

Após muitas horas de trabalho e várias visitas ao local, cada um dos alunos defendeu a sua proposta perante um júri composto por dois docentes do Curso, arquitetos, Luís Conceição e Luís Durão, bem como por dois técnicos do Município de Lagoa, arquiteto paisagista José Vieira e engenheiro Hélder Romão.

Segundo a Câmara de Lagoa, as propostas dos alunos do 1º ano revelaram «elevado arrojo, funcionalidade, boa escolha de materiais e muito boa integração no meio, demonstrando grande respeito pelo espírito do local».

Como forma de incentivar estes alunos nos seus estudos, o Município de Lagoa ofereceu aos três trabalhos selecionados pelo júri, o livro de fotografia “Passeio Público”, da autoria de Telma Veríssimo, edição que contou com o apoio da edilidade lagoense.

Os alunos distinguidos foram João Rego e Marco Bailhote 1.º lugar (Ex Aequo) e Lígia Agostinho 2.º lugar.

 

Comentários

pub