Centro Histórico de Faro acolhe fotografia de alta velocidade

Sessões de demonstração sobre fotografia de alta velocidade vão realizar-se  durante os dias 6 e 7 de julho ( sexta […]

Sessões de demonstração sobre fotografia de alta velocidade vão realizar-se  durante os dias 6 e 7 de julho ( sexta ao final da tarde e sábado de manhã), na Galeria Arco, no Centro Histórico de Faro.

A iniciativa visa divulgar as possibilidades que hoje em dia se abrem à fotografia de alta velocidade, uma área da fotografia de estúdio que esteve durante décadas inacessível a amadores e mesmo à maioria dos profissionais, essencialmente por duas razões.

A primeira: os altos custos dos equipamentos especiais, de tempo e até do próprio material fotográfico, já que a natureza desse tipo de foto envolvia um processo de tentativa e erro que, para iniciantes, pode ser extremamente dispendioso.

A segunda razão é que a arte necessária para um desempenho certeiro era um conhecimento secreto, detido por uma elite profissional que não tencionava dividi-lo nem sequer com colegas, tanto menos com amadores.

Nos últimos anos, duas grandes transformações tornaram esse cenário muito mais favorável ao fotógrafo. A indústria passou a oferecer equipamentos mais baratos, precisos, automáticos e de operação mais simples. Além disso, um novo mercado didático que se abriu graças à internet:  posts em blogs tornaram diversas técnicas fotográficas acessíveis e populares.

No que diz respeito à aplicabilidade destas técnicas na indústria fotográfica, já há muito que deixaram o campo do experimentalismo para passar a fazer parte do manancial de ferramentas de fotógrafos reputados em diversos campos como fotografia publicitária, de desporto, entre outras.

A empresa Amberpixel procura colocar-se na linha da frente no que diz respeito ao desenvolvimento de equipamentos e técnicas para esta área da fotografia.

Por isso, todos os fotógrafos são convidados a assistir a uma das sessões de demonstração promovidas pela representada Niobo, que  irá ter lugar sexta-feira, 6 de Julho, às 18h30 ,e no sábado, 7 de Julho, às 10h30.

Em cada sessão será demonstrado o funcionamento do equipamento e serão focados temas específicos da fotografia de alta velocidade, sua aplicabilidade e evolução futura.

A entrada é livre.

Esta demonstração está integrada num novo ciclo de apresentações que a ALFA Associação Livre de Fotógrafos do Algarve e prestigiadas marcas e parceiros de fotografia irão anunciar em breve.

Mais informações através do endereço eletrónico [email protected] ou do telemóvel 91 7560960.

Comentários

pub