Bandeira Azul já foi hasteada em todas as zonas balneares de Lagos

O Município de Lagos hasteou, esta semana, a Bandeira Azul nas seis praias do concelho: Luz, Porto de Mós, Camilo, […]

O Município de Lagos hasteou, esta semana, a Bandeira Azul nas seis praias do concelho: Luz, Porto de Mós, Camilo, D. Ana, Praia da Batata e Meia Praia.

A ostentação deste galardão, e a conquista de diversos prémios – sendo o mais recente o “QualityCoast Gold Award – certificam o destino «Lagos dos Descobrimentos», como destino turístico de excelência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local.

Este importante Galardão de Qualidade, instituído pela Associação da Bandeira Azul da Europa, é uma garantia da qualidade das águas balneares do concelho, das suas infraestruturas de apoio bem como das ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo no município de Lagos.

Para além da Bandeira Azul, Lagos volta a ostentar, este ano, em quatro destas praias (mais concretamente Luz, Porto de Mós, Praia da Batata e Meia Praia), a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.

A cerimónia do Hastear da Bandeira Azul, que decorreu esta semana, contou com a presença de todo o executivo municipal, da representante da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH), do Capitão do Porto de Lagos, dos patrocinadores e parceiros da campanha de sensibilização ambiental e de diversos outros convidados.

A primeira bandeira a ser hasteada foi na Praia da Luz, onde se visitou o Centro de Apoio a Pessoas com Mobilidade Condicionada que dá apoio aos utentes do Núcleo de Educação para Crianças Inadaptadas. Seguiram-se as praias de Porto de Mós, Camilo, D. Ana, Batata e Meia Praia.

Durante o percurso, o vice-Presidente da autarquia António Marreiros, que detém o pelouro do Ambiente, aproveitou para falar um pouco sobre a “história” da Bandeira Azul, lembrando o percurso deste galardão nos últimos 25 de anos.

No início, estavam traçados 11 critérios, sendo “atualmente necessário cumprir 32 para se ter direito a ostentar esta bandeira, o que demonstra bem todos os cuidados que temos nas zonas balneares de Lagos”.

Nos últimos 11 anos, Lagos tem sempre hasteado a Bandeira Azul, tendo em 2010, alcançado o seu pleno com a conquista deste galardão de qualidade para todas as zonas balneares existentes em Lagos.

A propósito, será de sublinhar que a Campanha “Lagos na Onda do verão – Bandeira Azul 2012”, organizada pela Câmara Municipal de Lagos, conta com o patrocínio das marcas Lipton e Olá (Unilever), de várias unidades hoteleiras do concelho (Hotel Tivoli Lagos, Hotel Vila Galé Lagos, Marina de Lagos e Marina Club, Cascade Resort, Yellow Lagos Meia Praia), Onyria Palmares, Espiche Golf Village, Parque de Campismo Turiscampo, Intermarché e da empresa MultiServiços, prestadora de serviços na área da limpeza urbana e limpeza das praias.

Já no Hotel Vila Galé Lagos (um dos patrocinadores da campanha) foram apresentados, sumariamente, todos os aspetos envolvendo questões ligadas ao verão em Lagos, tanto da própria campanha, como decorrentes da própria segurança nas praias.

Para falar deste último item, usou da palavra o Capitão do Porto de Lagos e Portimão e Comandante local da Polícia Marítima. De acordo com o Comandante Cruz Martins, o dispositivo que estará nas praias será semelhante ao do ano passado, ou seja, estarão no terreno diariamente militares da Marinha a fazer o patrulhamento nas praias, em colaboração com a polícia marítima e acompanhado dos necessários meios materiais (viaturas todo-o-terreno equipadas com material de salvamento e que são operadas por fuzileiros que detêm o curso de nadadores-salvadores). Esta viatura patrulhará, principalmente, a zona da Meia Praia que não se encontra concessionada.

Também nesta praia, onde existem 12 apoios balneares, estará em vigor o Plano Integrado de Salvamento, “através do qual é possível reduzir o número de nadadores salvadores a contratar pelos concessionários e reforçar a articulação com outros meios de segurança – como torres de vigia, três motas de água, moto 4 e embarcações de salvamento – que complementam e reforçam os meios fixos existentes em cada concessão”, referiu o comandante.

A concluir a apresentação da campanha, falou o presidente da Câmara Júlio Barroso, relembrando “a importância que a autarquia dá à Bandeira Azul”, e sublinhando o facto de que “esta Campanha Bandeira Azul é o resultado da ação conjunta da Câmara, com outras entidades do concelho e todos os patrocinadores desta iniciativa, que acontece há mais de uma década e que é uma forma de mostrar publicamente o trabalho que se tem desenvolvido nesta área”.

O autarca aproveitou para recordar que o destino turístico “Lagos dos Descobrimentos” “tem sido consecutivamente premiado e referido nas redes sociais”, sendo que a última distinção que o município recebeu foi o “QualityCoast Gold Award – que certifica Lagos como um destino turístico de referência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local.

Júlio Barroso não quis também deixar de reforçar a ideia de que “os empresários estão a gastar e a investir muito em Lagos, ajudando a transformar este concelho numa referência mundial como destino turístico”, felicitando as unidades hoteleiras presentes no concelho.

A terminar, o presidente ainda falou da animação de verão, este ano a decorrer em Lagos com o título “Verão de Artes e Tradições”, e que irá contar “com muita animação musical, animação de rua, exposições e desportos náuticos”.

As atividades de informação, animação e sensibilização ambiental irão marcar presença nas praias de Lagos durante os próximos meses de julho e agosto.

Os principais destinatários das atividades de animação são as crianças e jovens, mas haverá também iniciativas para outras faixas etárias, como, por exemplo, o Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural” que convida a um olhar mais atento e habilita os participantes a ganhar prémios de alojamento turístico. Informações mais detalhadas sobre este concurso estão disponíveis no site do município em www.cm-lagos.pt.

Toda a informação sobre esta campanha pode ser consultada através da Agenda Azul editada pela CML, disponível nos locais de atendimento e no quiosque informativo da Bandeira Azul.

Comentários

pub