Abetarda será estrela de ação pela biodiversidade do Festival Terras sem Sombra

O Festival Terras Sem Sombra – maior festival de música sacra do Baixo Alentejo – irá desenvolver uma ação de […]

O Festival Terras Sem Sombra – maior festival de música sacra do Baixo Alentejo – irá desenvolver uma ação de sensibilização para a compatibilização das atividades agrícolas com a conservação da natureza, no dia 10 de junho, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (Parque Natural do Vale do Guadiana), a Câmara Municipal de Beja e a Companhia Agrícola da Apariça.

Tendo lugar na Herdade da Apariça (São Matias, Beja), localizada em plena Zona de Protecção Especial (ZPE) de Cuba, o percurso, com início às 10h30, destina-se a fomentar a observação das aves estepárias, como as abetardas, uma das espécies mais emblemáticas do Alentejo, desenvolvendo-se, ainda, diversas ações de gestão dirigida, como a sinalização de cercas para as aves, a construção de passagens para as abetardas em vedações de gado, a colocação de dispositivos anti-colisão em arame farpado e a colocação de caixas-ninho para o francelho (pequeno falcão migrador).

Sendo a mais pesada das aves europeias, mas também uma das mais difíceis de observar, as abetardas contam atualmente em Portugal com uma população de cerca de 1400 indivíduos, tendo uma distribuição muito localizada, em especial nas planícies do Campo Branco.

Para além desta região, a população da ZPE de Cuba é uma das mais importantes. Frequenta essencialmente grandes extensões abertas e dificilmente tolera aproximação de humanos.

A Companhia Agrícola da Apariça desenvolve na região uma atividade multifuncional, assente na pecuária extensiva de bovinos e também na produção de azeite, cultura desenvolvida em respeito pelos recursos biodiversos.

Em termos regionais, no que respeita à atividade da produção de azeite, destacam-se o Alentejo e Trás-os-Montes, como regiões com ótimas aptidões para a produção de azeites de elevada qualidade. Os lagares alentejanos e transmontanos são responsáveis por mais de 58% da produção total, cabendo aos primeiros cerca de 31,6% do total nacional.

Será em torno destas duas temáticas que o Festival irá desenvolver esta ação de biodiversidade, inserida no roteiro de ações que marcam a 8ª edição do FTSS 2012, e que contará com a presença dos músicos e artistas que no dia anterior irão atuar no Castelo de Beja – Luís Miguel Cintra, João Paulo Santos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Como refere o diretor-geral do Festival, José António Falcão, “é pela conciliação da música, património arquitetónico e ambiente que o Festival Terras Sem Sombra se tem assumido como força preponderante para a projeção e valorização da região do Baixo Alentejo.”

Comentários

pub