32 Postos de Praia tratam da saúde dos banhistas no Algarve

32 Postos de Saúde de Praia vão estar distribuídos ao longo da costa algarvia, entre 1 de julho e 31 […]

32 Postos de Saúde de Praia vão estar distribuídos ao longo da costa algarvia, entre 1 de julho e 31 de agosto, e onze irão manter-se mesmo até 15 de Setembro, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O Plano de Verão de 2012 disporá ainda de consultas destinadas aos turistas e que necessitam de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou de renovação de receituário para apoio a doença crónica nos diversos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos da região.

Os Postos de Praia, que funcionarão nove horas diárias (das 10h30 às 19h30 horas), resultam de um protocolo entre a ARS e a Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do Plano de Verão 2012.

A rede tem o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Pequenos acidentes, nomeadamente traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições, resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.

A ARS salienta que, «durante a época estival, devido ao elevado número de pessoas que se encontram na região do Algarve, as prestações de cuidados de saúde assumem uma relevância especialmente importante, tornando-se indispensável criar as condições necessárias para garantir um atendimento de qualidade a todos os utentes, tanto aos residentes como aos turistas que nos visitam».

Foi precisamente com o objetivo de reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve e permitir que a assistência a todos os que visitam a Região seja «célere, eficaz, eficiente e de qualidade» que nasceu o Plano de Verão, implementado pela Administração Regional de Saúde do Algarve.

 

Utilização dos Postos de Praia sujeita às taxas moderadoras

 

Na sequência da implementação do novo regime de taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, a ARS avisa que os atos de enfermagem efetuados serão sujeitos à aplicação da tabela em vigor, conforme estipula a Portaria nº 306-A/2011.

Desde 2010, que os recursos afetos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

O Algarve conta ainda com uma rede de emergência pré-hospitalar dotada de quatro ambulâncias SIV, sedeadas em Lagos, Quarteira, Tavira e Vila Real de Santo António, três viaturas médicas de emergência e reanimação em Portimão, Albufeira e Faro e um helicóptero do INEM sedeado no heliporto de Loulé.

A Rede de Urgência Hospitalar dispõe de quatro Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António e dois Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro.

 

Plano de Verão funciona com os recursos regionais

 

A ARS esclarece que este Plano de Verão de 2012 «contará com os recursos afetos às diversas unidades da região, de acordo com o planeamento realizado pelos diversos órgãos dirigentes dos Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde». Ou seja, ao contrário do que aconteceu nos primeiros anos de implementação deste Plano de Verão, não haverá mais contratações, como aliás já vinha acontecendo nas últimas épocas estivais.

Segundo a Administração Regional de Saúde, os critérios de escolha da localização dos diversos Postos de Praia têm a ver com «a acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente e a análise de indicadores de risco», tais como o tipo de atendimentos efetuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras.

Nesta avaliação, a ARS tem como parceiros as Autoridades Marítimas, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.

Também no âmbito do Plano de Verão, o Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da ARS Algarve está a desenvolver o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2012. Está em vigor desde 15 de maio e decorre até 30 de setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.

Comentários

pub