In Loco escolhe agricultura, alimentação e cidadania como temas da Universidade de Verão

Chegou o verão e a associação In Loco já se prepara para voltar a promover o conhecimento, centrado no mundo […]

Chegou o verão e a associação In Loco já se prepara para voltar a promover o conhecimento, centrado no mundo rural. A quarta edição da Universidade de Verão da associação de desenvolvimento local, organizada em conjunto com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, vai decorrer entre 11 e 14 de setembro no Museu Municipal de Faro e terá como temas centrais «Agricultura, Alimentação, Consumo e Cidadania».

Os temas escolhidos estão ligados à atual situação que se vive no país e na Europa. «A agricultura é um sector produtivo central, mesmo se muitos procuram subalternizá-lo, reduzindo-o à sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB)», defende a In Loco.

Em causa está, precisamente, o facto de não poder dissociada da alimentação, uma necessidade básica do ser humano. Mesmo a agricultura de subsistência não é de desprezar prática que, «em Portugal, já representou e pode ainda representar um contributo importante na superação de graves crises sociais e económicas».

«Igualmente crucial é a questão da manutenção e aperfeiçoamento de práticas agrícolas e agroflorestais que assegurem a preservação da biodiversidade e a soberania alimentar, favorecendo, em simultâneo, a modelação continuada de paisagens específicas, a permanência de formas de organização social diversificadas e a afirmação de culturas diferenciadas», acrescentou a associação.

Para fazer passar esta mensagem e transmitir o seu conhecimento, vão ser convidados um largo leque de personalidades e especialistas para estar presentes em sessões que vão desde palestras a Oficinas de Trabalho, passando por eventos de cariz cultural. Em todas as ações estará subjacente «a questão fulcral do lugar das pessoas e do seu direito, e dever, a participar na construção das respostas que permitirão modelar novas formas de ser e estar em sociedade».

Comentários

pub