1º Encontro de Comunidades Imigrantes do Concelho de Loulé vai decorrer em Quarteira

O Centro Comunitário da Fundação António Aleixo, em Quarteira, recebe no próximo dia 17 de junho, domingo, entre as 15h00 […]

Imigração e Multiculturalismo

O Centro Comunitário da Fundação António Aleixo, em Quarteira, recebe no próximo dia 17 de junho, domingo, entre as 15h00 e as 19h00, o 1º Encontro de Comunidades Imigrantes do Concelho de Loulé.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Loulé, ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, CLAII – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, Fundação António Aleixo, Associação Esperança e Paz, DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, APALGAR – Associação Amizade dos PALOP no Algarve e Associação dos Guineenses no Algarve e Amigos da Guiné-Bissau, e pretende promover o espírito intercultural e multicultural, dinamizar as associações imigrantes, promover a integração e o dinamismo imigrante e transmitir uma imagem real da dinâmica imigrante do concelho.

O programa arranca com um momento cultural com a participação do Grupo Folclórico da DOINA, música tradicional de Cabo Verde, Batuque de Cabo Verde e As Kwanzas de Angola.

Segue-se uma mostra de trajes típicos da Roménia/Moldávia e dos PALOP.

Pelas 16h45 é apresentado o filme “Percursos”, com relatos de imigrantes residentes no concelho de Loulé.

O evento encerra com uma amostra gastronómica com a gastronomia dos países de origem dos participantes neste Encontro, que está agendada para as 18h00.

Proporcionar um convívio e partilha de saberes, culturas e gastronomia das várias comunidades imigrantes presentes no Concelho de Loulé, assim como alguns relatos de vida dos imigrantes residentes neste Município.

 

Comentários

pub