“CITrans EBT” consagra dez ideias de negócio vencedoras de Portugal e Espanha

A ideia Histodata (produção e comércio de serviços e material histológico) por Portugal, e a TESTLAPP (Aplicação para testar aplicações […]

A ideia Histodata (produção e comércio de serviços e material histológico) por Portugal, e a TESTLAPP (Aplicação para testar aplicações para Smartphones) por Espanha foram as grandes vencedoras do concurso de ideias “Trans EBT” terminou, na passada quinta-feira, com a consagração das dez ideias vencedoras.

A cerimónia de entrega de prémios, que se realizou na Faculdade de Ciências Experimentais da Universidade de Huelva, marcou o final do concurso organizado pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve e pela Oficina de Transferência de Resultados de Investigação, da Universidade de Huelva (OTRI).

Durante os cerca de cinco meses que mediaram o lançamento e o término do concurso, os participantes tiveram a oportunidade de consolidar as suas ideias de negócio.

Foram recebidas cerca de 60 candidaturas, das quais 33 passaram à 2ª fase do concurso, composta por seminários e oficinas de empreendedorismo, onde os participantes puderam aprender e desenvolver os seus projetos, com a ajuda de consultores especializados, culminando esta fase com a elaboração de um pré-plano de negócios para avaliação final.

O júri do “CITrans EBT” premiou, assim, 10 ideias, cinco espanholas e cinco portuguesas, em áreas como Turismo, Agroalimentar, Tecnologias da Informação e Comunicação ou Biologia.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve, Jesús Díaz, vice-reitor de Investigação da Universidade de Huelva, e Eduardo Garcia, delegado de Emprego da Junta de Andaluzia.

Todos enalteceram a importância desta iniciativa ao nível da criação de emprego, do empreendedorismo e da cooperação transfronteiriça.

O CITrans EBT é uma das ações do projeto europeu Trans EBT – Criação de Empresas de  Base Tecnológica (EBT).

Nesta ação, o CRIA conta com o apoio dos seguintes parceiros: Ambifaro, Câmara Municipal de Faro, Andalúcia Emprende, Parque Científico e Tecnológico de Huelva e Universidade de Huelva.

Comentários

pub