Vila Real de Santo António recebe imagem da Senhora das Angústias

A imagem da Virgem das Angústias, padroeira de Ayamonte (Espanha), estará em Vila Real de Santo António nos dias 18 […]

A imagem da Virgem das Angústias, padroeira de Ayamonte (Espanha), estará em Vila Real de Santo António nos dias 18 e 20 de maio.

Esta é a primeira vez que a imagem vem a território português, estando por isso a ser preparado um programa que inclui uma receção, uma procissão e uma missa campal.

As celebrações começam na sexta-feira, dia 18 de maio, às 19h00, quando a imagem chegar ao cais fluvial de Vila Real de Santo António, altura em que será efetuada uma cerimónia de receção. Depois, seguirá em procissão até à igreja paroquial onde terá lugar uma celebração mariana, às 21h30.

No dia 20, domingo, a imagem chegará a Vila Real de Santo António, às 11h00, ficando disponível para adoração dos fiéis até ao início da tarde.

O programa conclui-se às 16h00 com uma eucaristia solene presidida pelo Bispo do Algarve D. Manuel Neto Quintas, na Praça Marquês de Pombal.

Posteriormente, terá lugar nova procissão até ao cais de VRSA, onde a imagem será novamente transportada de ferry até Ayamonte.

A Virgem das Angústias foi proclamada padroeira de Ayamonte a 11 de Janeiro de 1756, depois do terramoto e tsunami ocorrido no dia 1 de Novembro de 1755.

Trata-se de uma obra barroca anónima, do século XVI, que já sofreu numerosas modificações ao longo dos anos e que apenas deixa entrever parte do modelo original.

A visita da Senhora das Angústias a Portugal responde aos laços de proximidade culturais que sempre existiram entre as populações ayamontina e portuguesa. A imagem vem ao Algarve acompanhada pela irmandade do mesmo nome, bem como pelo bispo da Diocese de Huelva.
A deslocação da imagem pela primeira vez a Portugal foi acordada entre os párocos de Silves e de Ayamonte, em 2008.

Além de VRSA, a imagem estará presente em Castro Marim e Silves, no sábado, dia 19 de maio.

Comentários

pub