Vila Real de Santo António comemora o 238º aniversário da sua fundação

Vila Real de Santo António comemora no próximo domingo, dia 13 de maio, o 238º aniversário da sua fundação, com […]

Vila Real de Santo António comemora no próximo domingo, dia 13 de maio, o 238º aniversário da sua fundação, com um programa que inclui animação, uma feira histórica e atividades culturais e desportivas.

As celebrações começam no dia 11, sexta-feira, com a abertura da Feira Histórica, às 10 horas, na Praça Marquês de Pombal. À noite, pelas 21h30, a animação segue com o Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha.

No dia 12, sábado, regressa a Feira Histórica, às 10 horas, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico da Praia da Manta Rota, pelas 16h00. Também na Praça Marquês de Pombal, às 19h00, começa o Festival de Bandas Filarmónicas.

Ainda no sábado, o campo de jogos Francisco Gomes Socorro (VRSA) recebe um torneio de futebol de Veteranos.

No dia da cidade, a 13 de maio, as comemorações começam com uma alvorada, às 8h00, a que se seguirá o hastear das bandeiras na Praça Marquês de Pombal, às 9h00.

Às 9h30 terá lugar a habitual sessão solene, no Centro Cultural António Aleixo, onde serão homenageados os funcionários autárquicos com mais de 30 anos de serviço, os melhores alunos das escolas do concelho, bem como alguns clubes desportivos que obtiveram bons resultados a nível regional e nacional.

Às 10h30, arranca o peddy paper «À Descoberta da Cidade». A prova tem início na Praça Marquês de Pombal e destina-se a redescobrir a história da cidade e a promover o convívio entre equipas.

Às 11h30, é inaugurada, na Biblioteca Municipal, a exposição «espólio artístico da Câmara Municipal de VRSA», seguindo-se a apresentação da edição comemorativa do livro «Fronteiriços», de António Vicente Campinas.

Meia hora mais tarde começa a corrida de embarcações tradicionais no Rio Guadiana.

À tarde, às 16h00, o programa contempla alguns Quadros Históricos sob o mote «Da fundação aos nossos dias», na Praça Marquês de Pombal. No mesmo local, às 18h00, atua o coro infantil «Solus Vox», da Associação Cultural de VRSA.

Segue-se a mostra dos alunos do curso de Instrumentistas de Cordas e Teclas – Naipe e Orquestra e dos alunos do curso de animador sociocultural da Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

Também na tarde de domingo, às 17h00, é inaugurada a remodelação da sede da Sociedade Columbófila Hortense.

Conheça aqui o programa em pormenor:

 

Comentários

pub