Vila Joya considerado o 45º melhor restaurante do mundo

O restaurante algarvio Vila Joya, cujo chef é o austríaco Dieter Koschina, foi considerado o 45º melhor do mundo pelo […]

O restaurante algarvio Vila Joya, cujo chef é o austríaco Dieter Koschina, foi considerado o 45º melhor do mundo pelo World’s 50 Best Restaurants 2012, na cerimónia de entrega dos prémios que teve lugar na segunda-feira, em Londres.

Esta é a primeira vez que um restaurante português consegue integrar esta lista exclusiva dos melhores restaurantes do mundo, que continua a ser comandada, pelo terceiro ano consecutivo, pelo «Noma», de Copenhaga (Dinamarca).

O restaurante Vila Joya, situado no litoral do concelho de Albufeira, até já está habituado a figurar na alta roda mundial, já que ostenta duas estrelas Michelin. Em Portugal, apenas um outro restaurante, o Ocean do Vila Vita Park (Porches, Lagoa), tem também duas estrelas Michelin, partilhando com o Vila Joya o facto de se situar no Algarve e de ter igualmente um chef austríaco, neste caso Hans Neuner.

O top 10 do World’s 50 Best Restaurants 2012 inclui: Noma (Dinamarca), El Celler de Can Roca (Espanha), Mugaritz (Espanha), D.O.M. (Brasil), Osteria Francescana (Itália), Per Se (EUA), Alinea (EUA), Arzak (Espanha), Dinner (Reino Unido) e Eleven (EUA).

A escolha do World’s 50 Best Restaurants é feita através dos votos de mais de 800 profissionais internacionais da restauração, entre críticos, chefs e gastrónomos.

Na cerimónia em Londres, foram ainda distinguidos Elena Arzak, como a melhor mulher chef do mundo, e Thomas Keller (French Laundry, Per Se de Nova Iorque), pelo seu contributo para a gastronomia mundial, e o restaurante Steirereck, de Viena de Áustria, com o Slow Food UK Award.

Além das distinções internacionais para o seu restaurante, também na parte hoteleira o Vila Joya tem sido galardoado ou nomeado para prémios internacionais.

 

 

Comentários

pub