Universidade do Algarve assinala o «Dia do Fascínio das Plantas»

O primeiro dia internacional do fascínio das plantas (Fascination of Plants Day) vai ser celebrado a 18 de maio, em […]

O primeiro dia internacional do fascínio das plantas (Fascination of Plants Day) vai ser celebrado a 18 de maio, em mais de 25 países, e conta com a participação de mais de 60 instituições de investigação de plantas, universidades, jardins botânicos e museus, em conjunto com agricultores e empresas.

O fascínio das plantas fez com que a Universidade do Algarve se associasse a esta iniciativa, com a realização de uma exposição e de uma visita a um sobreiral, em S. Brás de Alportel.

Assim, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro Ciência Viva de Faro organizaram uma exposição sobre “O Fascínio das Plantas – Plantas contadoras de histórias”, que está patente até ao dia 31 maio, na biblioteca do Campus de Gambelas.

Por sua vez, às 13h00 do dia 18 de maio, a Escola Superior de Educação e Comunicação vai assinalar este dia com uma visita de campo a um sobreiral, em S. Brás de Alportel.

O sobreiro foi considerado, em Fevereiro de 2012, árvore nacional de Portugal. Esta posição confirma a importância económica, ecológica e social que esta espécie de Quercus tem no nosso país, bem como na Península Ibérica. Em conjunto com alunos e professores de escolas do concelho de Faro, este dia vai ser dedicado ao estudo da biologia, fisiologia e ecologia do sobreiro, o que permitirá descobrir como vegetam estas árvores e o que mais as caracteriza.

 

Sobre o “Fascination of Plants Day”

O primeiro dia internacional do fascínio das plantas (“Fascination of Plants Day”) é organizado sob a égide da European Plant Science Organisation (EPSO).

Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e na produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque.

 

Comentários

pub