Tempo de junho com Luísa Sobral, “A Menina do Mar” e o “Baile dos Gordos”

As primeiras semanas de junho trazem ao Tempo – Teatro Municipal de Portimão a música de Luísa Sobral, o Teatro […]

As primeiras semanas de junho trazem ao Tempo – Teatro Municipal de Portimão a música de Luísa Sobral, o Teatro do Bolhão com “A Menina do Mar” e a dança com o “Baile dos Gordos”.

Luísa Sobral apresenta às 21h30 do próximo sábado, 2 de junho, no Grande Auditório Nuno Mergulhão “The Cherry On My Cake”, o primeiro álbum da jovem cantora de jazz que tem esgotado plateias um pouco por todo o país.

Com apenas 23 anos, Luísa Sobral é já uma das maiores revelações da música portuguesa dos últimos anos: aliando aos ensinamentos do jazz a aparente facilidade pop com que compõe as suas próprias canções, o álbum “The Cherry On My Cake” é composto de brilhantes composições da sua autoria, com a exceção de um tema que não faz parte dos cancioneiros jazzísticos e que é “Saiu Para a Rua”, de Rui Veloso.

Influenciada por nomes do jazz como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Chet Baker, mas também por expoentes de outros géneros musicais como Beatles, Bjork, Elis Regina ou Regina Spektor, Luísa estudou música em Boston.

Durante a sua estadia nos EUA, foi nomeada para os prémios Best Jazz Song, no Malibu Music Awards (2008), Best Jazz Artist no Hollywood Music Awards, International Songwirting Competition (2007) e The John Lennon Songwriting Competition (2008).

No Tempo, apresentar-se-á com João Salcedo, no piano, Carlos Miguel, na bateria, e João Hasselberg, no contrabaixo, num espetáculo com bilhetes a 15 euros.

Também no Grande Auditório, no dia 8 de junho, às 14h00 para escolas, e no dia 9 de junho, às 16h00 para famílias, a Oficina do Espetador do Tempo encerra o ano letivo com a apresentação de “A Menina do Mar”, pelo Grupo de Teatro do Bolhão.

Com encenação de Joana Providência e baseada na obra de Sophia de Mello Breyner, “A Menina do Mar” é uma narrativa contemporânea, escrita em prosa poética, e um texto emblemático da literatura infanto-juvenil que alimenta no espectador a sede de sonho e do maravilhoso, aqui contado através da dança e do teatro de marionetas.

O espetáculo, com tradução em língua gestual portuguesa, destina-se a crianças com mais de 6 anos e custa 2,50 euros para jovens espetadores até aos 12 anos e 5 euros para o restante público.

Ainda no dia 9, às 22h00, o Tempo sai para a rua e convida grandes e pequenos para um baile no Jardim do Largo 1.º de Dezembro (em frente ao teatro), num regresso do baile tradicional e do jogo carnavalesco da máscara, com entrada gratuita.

Nesta organização da Associação Pé de Xumbo, com música dos Aqui há Baile, os dançarinos no “Baile dos Gordos”, que serão voluntários de entre o público, têm à disposição indumentárias à escolha que os transformam em corpos gordos, de formas generosas e roliças, próprias para uma dança ritmada, enquanto um monitor lhes irá ensinando os passos mais adequados.

Quanto aos ingressos para os espetáculos no Grande Auditório podem ser adquiridos na bilheteira do Tempo de terça-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917; ou www.teatromunicipaldeportimao.pt.

 

Comentários

pub