Tavira recebe visita da Comissão de Economia e Obras da Assembleia da República

Os deputados da Assembleia da República (AR) que compõem a Comissão de Economia e Obras Públicas deslocam-se esta terça-feira, dia […]

Os deputados da Assembleia da República (AR) que compõem a Comissão de Economia e Obras Públicas deslocam-se esta terça-feira, dia 8 de maio, a partir das 9h30, numa visita a Tavira.

A comitiva será recebida, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da edilidade, Jorge Botelho que dará a conhecer a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, assim como o recém-inaugurado Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira.

Portugal, através de Tavira, como sua comunidade representativa, deu entrada na sede da UNESCO, em Paris, no passado mês de março, a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Trata-se de uma candidatura transnacional que para além de Portugal envolve outros Estados e comunidades como Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Grécia (Koroni), Espanha (Soria), Itália (Cilento), Marrocos (Chefchaouen). Deverá ser apreciada e votada pela UNESCO, na Assembleia Geral (AG) prevista para o último trimestre de 2013. Esta nova candidatura destina-se ao alargamento a Chipre, Croácia e Portugal da classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade atribuída à Dieta Mediterrânica, na AG da UNESCO de Novembro de 2010 (Nairobi).

A Câmara Municipal de Tavira, em estreita colaboração com o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente, Ordenamento do Território (MAMAOT) e a Comissão Nacional da UNESCO, preparou o processo formal, coordenando na fase final também informações e documentação dos Estados e comunidades representativas.

A classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, abrangendo agora Portugal, é um ato com implicações jurídicas e responsabilidades acrescidas para o país e para a região, que abrirá novas oportunidades para dinamização dos produtos locais e do turismo cultural, permitirá aprofundar conhecimentos e inventários sobre tecnologias e processos, tradições, práticas culturais e expressões artísticas relacionadas com património imaterial português. Possibilitará, igualmente, uma maior divulgação das vantagens para a saúde pública deste regime alimentar milenar, reconhecido como de alto valor nutricional e preventivo pela Organização Mundial de Saúde.

Portugal é um país mediterrânico pelo clima e natureza, pelas produções agroalimentares, convivialidades e sociabilidades; a Dieta Mediterrânica um estilo de vida profundamente enraizado nas vivências dos portugueses, que importa preservar e transmitir às gerações vindouras.

 

Núcleo Islâmico motiva visita

 

O outro motivo da visita da Comissão Parlamentar prende-se com o Núcleo Islâmico. Após 14 anos, este espaço dá, agora, uma nova vida ao centro da cidade.

Trata-se de um esforço humano, material e financeiro (2,085 milhões de euros investidos) desenvolvido pela Câmara Municipal de Tavira, 50% apoiados por fundos europeus (POAlgarve, Interreg) e nacionais (Promuseus).

A autarquia procedeu à aquisição de terrenos e edifício (no piso inferior está instalado o Posto de Turismo), contratualizou serviços de arqueologia, projetos de arquitetura e especialidades, realizou obras de consolidação da muralha e de adaptação, finalmente trabalhos de museografia para instalação do núcleo, com o objetivo central de proporcionar o reencontro dos munícipes com o seu património histórico, permitindo a todos o acesso aos espólios que até nós chegaram, testemunhos da presença das civilizações mediterrânicas que nos precederam.

Encontram-se patente ao público a componente islâmica da História de Tavira, inserida na estratégia do Museu Municipal de Tavira (membro da Rede Portuguesa de Museus/IMC), um museu de território, polinucleado e multitemático, o qual integra já o Palácio da Galeria para divulgação do património e história Tavira e da atualidade artística, o Núcleo Museológico de Cachopo sobre a etnografia serrana, o Centro Interpretativo do Abastecimento de Água a Tavira, o Núcleo da Cooperativa de Santa Catarina sobre a produção do azeite, o Núcleo do Hotel Albacora sobre a pesca do atum e o Núcleo do Bairro Almóada da Pousada do Convento de Nossa Senhora da Graça.

Comentários

pub